Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Netflix tem público cinco vezes maior que Globoplay

Cinco em cada 100 aparelhos no país estão na Netflix - Mike Blake
Cinco em cada 100 aparelhos no país estão na Netflix Imagem: Mike Blake

Colunista do UOL

02/03/2023 12h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O novo modelo de medição de audiência que a Kantar Media está desenvolvendo no Brasil está permitindo, pela primeira vez, observar uma amostra de todo o consumo de audiovisual no Brasil.

Traduzindo: a medição agora apura que programa está sendo exibido e de quem é o conteúdo. Não importa se o consumo está ocorrendo em TVs, celulares, computadores ou tablets.

Os primeiros dados já foram antecipados pelo colunista Guilherme Ravache, do UOL

A Kantar consegue medir os outros aparelhos com um dispositivo instalado no wi-fi dos domicílios da amostra. Por enquanto essa medição só está sendo feita dentro do domicílio, mas a empresa está trabalhando para aumentar o monitoramento fora da residência.

Dito isso, os mais recentes dados dessa medição da Kantar mostram que a Netflix hoje é a "Globo" dos serviços de streaming. Não há nada que possa ameaçar sua liderança.

Netflix 5 x 1 Globoplay

Os números mostram que a Netflix terminou janeiro com 4,9% de "share". Ou seja, praticamente 5 em cada 100 aparelhos ligados no Brasil, na média 24 horas, consumiram a Netflix.

Em segundo lugar vem o serviço Globoplay, com 0,9%. Cerca de cinco vezes menor que a concorrente.

Numa comparação alegórica, o Globoplay está para a Netflix como o SBT está para a Globo em público.

Netflix tem cerca de 15 milhões de assinantes no Brasil.

A Globoplay não revela o número real de assinantes, apenas de "usuários". Mas nesse "bolo" estão muitos milhões de não pagantes ou que se cadastraram e nem usam o serviço.

Os outros

Em terceiro lugar no streaming ficou o Amazon Prime, com 0,5%; e em quarto todas as demais plataformas on demand.

Nesse recorte da pesquisa, as TVs aberta e paga são vistas por 76 em cada 100 dispositivos ligados, o que mostra o incrível poder que o hábito tem sobre quem consome audiovisual.

O streaming terminou com 7%. Plataformas de compartilhamento de vídeo, 16,6%.

Repetindo, os dados são de janeiro. A Kantar está medindo esses aparelhos desde o ano passado, como este colunista informou.

A coluna procurou a CGCom para que se manifeste, caso queira. Se isso ocorrer este texto será atualizado.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube