Topo

Ricardo Feltrin

OPINIÃO

Veja 10 programas na TV aberta que (ainda) valem a pena ver

Bella Campos e Sheron Menezzes em "Vai na Fé" - Reprodução/Globo
Bella Campos e Sheron Menezzes em 'Vai na Fé' Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

06/03/2023 04h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dados do novo sistema de medição do ibope, divulgados na semana passada por esta coluna, mostram que, dentro das residências, 73% do consumo de conteúdo em vídeo ainda é da soberana TV aberta.

Após sete décadas, esse veículo ainda é o mais importante na vida das pessoas e o mais valioso para os publicitários. Apesar da programação repetitiva.

Quem vê TV aberta?

"Ainnn mas quem vê TV aberta ainda?", perguntará o leitor dentro de sua bolha digital e do streaming.

A resposta é: quase 63 milhões de brasileiros que estão na linha de pobreza. Quase um quarto da população.

São 63 milhões que não têm banda larga e estão mais preocupados em ter o que comer do que em ficar nas redes sociais.

É para essas pessoas que a coluna elege hoje 10 programas que ainda valem a pena ser assistidos na TV aberta. A lista é em ordem alfabética.

A escolha, obviamente, foi feita pelo gosto pessoal do colunista. Caso queira, monte sua própria lista e poste no sistema de comentários abaixo.

Câmera Record

Apresentado por Roberto Cabrini, é um dos melhores programas jornalísticos e com um dos melhores jornalistas do país. Vai de temas policiais a cobertura de tragédias (como o terremoto na Turquia ou as chuvas no litoral norte de SP).

Domingo Espetacular

Começou quase 20 anos atrás como um arremedo do "Fantástico", mas foi ganhando personalidade ao longo do tempo, e variedade de pautas, das investigativas às inofensivas como vídeos de bichinhos. Boa diversão familiar.

Domingão com Huck

O apresentador teve a dura missão de substituir um dos maiores ícones da TV brasileira de todos os tempos. E conseguiu. Um programa despretensioso, que mistura diversão, quadros e temas e personagens que podem alegrar ou emocionar.

Fantástico

Foi o primeiro programa da TV brasileira a merecer o epíteto de "revista eletrônica", com seus inúmeros quadros e atrações que mudam ao longo dos anos. Também é e sempre foi um programa de jornalismo investigativo de respeito.

Jornal da Band

Apesar de não ter nem 10% da estrutura e equipe de um "Jornal Nacional", não faz feio. Aliás, como este colunista repete, o jornalismo da Band não deve nada ao da Globo ou de outros grandes veículos. Exceto porque falta investir mais.

Jornal da Globo

Jornalismo de excelência. Abrange e aprofunda todos os assuntos do dia. O único problema insolúvel é o horário absurdo em que é exibido, quase à 1h. Um ótimo trabalho, mas que é visto pelo menor número possível de telespectadores.

Jornal Nacional

Ainda é o programa ou veículo jornalístico mais importante e de maior alcance do Brasil. E isso há quase 54 anos. Teve vários tropeços em sua história, é verdade, mas os acertos são incrivelmente maiores. Tem de longe a melhor equipe de jornalismo do país.

Prelúdio

Infelizmente o programa/competição da TV Cultura, dedicado à música clássica e a encontrar novos intérpretes eruditos, é anual. Mas, graças à resiliência da emissora pública, chega aos 17 anos em 2023. Longa vida ao "Prelúdio".

The Noite

No conjunto da obra talvez o programa mais legal da TV aberta. Ótimos entrevistados, pautas, apresentador/entrevistador. Mas, infelizmente, também é exibido no horário em que nenhum trabalhador nacional pode estar acordado.

Vai na Fé

A mais recente novela das 19h30 da Globo encontrou o tom certo entre drama e humor. Personagens marcantes e núcleos interessantes. Com um pouco mais de investimento poderia ter dado certo também na faixa das 20h30.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube