Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Fé no dinheiro: Após 7 meses, pastor volta à grade da Band hoje

R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça - Rivaldo Gomes/Folhapress-20.mar.2013
R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress-20.mar.2013

Colunista do UOL

01/08/2022 00h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Figurinha carimbada no horário nobre da Band por quase 20 anos, o pastor R.R. Soares teve seu contrato encerrado em dezembro do ano passado.

Era finalmente o cumprimento de uma promessa que a emissora do Morumbi fazia ao mercado havia anos: acabar com a venda de horários para igrejas e investir em uma programação de melhor qualidade.

Romildo Ribeiro Soares, fundador e líder da Igreja Internacional da Graça, sempre foi o maior dos problemas para tirar esse projeto do papel.

Como seu programa ia ao ar das 20h30 às 21h30, ele pegava a audiência sempre acima de 4 pontos (graças ao "Jornal da Band"), mas dois minutos depois já estava dando "traço". E era assim que sempre entregava para o programa seguinte: zero ibope.

Pedra no caminho

Com isso, sempre existiu na programação da Band um "antes e depois" de R.R.Soares.

De que adiantava o "Brasil Urgente" aumentar o público, entregar para um jornal com conteúdo e telespectador qualificados, se o pastor "amarrava" tudo em pleno horário nobre, o mais valioso para a publicidade? Além disso eram quatro "breaks" comerciais a menos, no mínimo.

Nenhum programa da Band, talvez exceto o futebol e o "MasterChef", derrotava a "sina" do pastor.

Do papel para a TV

A contratação de Fausto SIlva acabou sendo providencial nesse sentido: tirou a Band do traço e sempre ficou na média dos três pontos. O ibope do horário nobre, como um todo, melhorou.

Porém, de uma vez só, a Band viu seus planos interrompidos de novo. Na opinião deste colunista, parte por erro ou falta de planejamento; parte por puro azar.

Erro de planejamento porque:

1) apostou em um programa diário para Faustão, obviamente para atrair mais patrocinadores (o que ocorreu); e não conseguiu manter isso;

2) parece que esqueceu que estávamos num ano eleitoral que tiraria meia-hora do horário nobre, e também porque, historicamente, anos eleitorais sempre têm cortes de despesas (pessoal) nas TVs; além disso, há muito menos anunciantes.

Azar porque:

1) provavelmente não imaginava que o ibope de "Pantanal" fosse afetar tanto outras emissoras, algo que não acontecia havia anos com novelas das 21h30 da Globo; "Faustão na Band" foi bem afetado por isso.

2) fosse entrar em um embate jurídico com a Universal por causa da "locação" do canal 21; os depósitos judiciais feitos pela igreja reduziram razoavelmente as receitas da casa.

Então a única fé no momento é no dinheiro sagrado (com trocadilho) que a igreja entregará mensalmente à Band —e sem quaisquer custos.

Ele voltou

Dito tudo isso, o missionário R.R. Soares, 74 anos, volta à grade da Band nesta segunda-feira (1º), ocupando o horário diário das 6h às 8h, de segunda a sexta-feira.

Ele ganhou da casa uma hora a mais para sua pregação e pedidos de colaborações financeiras para a igreja. A família Saad e o pastor sempre se deram muito bem nos negócios.

Porém, mais uma vez, a religião volta a afetar a programação: graças à volta da igreja Internacional da Graça, a Band teve de acabar com o telejornal "Bora São Paulo"

O cofre da emissora ganhou. O jornalismo já saiu perdendo.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops