Tchau, Globo: Elaine Bast estreia 'quadro' de economia no Instagram
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin
https://www.uol.com.br/splash/colunas/ricardo-feltrin/Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.
Colunista do UOL
26/05/2022 12h24
Uma semana depois de pedir demissão da Globo, após 23 anos de bons serviços prestados ao jornalismo, Elaine Bast estreia hoje no Instagram um projeto que sua ex-emissora jamais aprovou: sobre economia popular.
Formada em Economia pela USP, Elaine Bast passou os últimos anos tentando emplacar na Globo uma "mini atração" sobre o assunto.
A ideia era criar um quadro em algum dos nos telejornais locais da Globo. A emissora, porém, nunca quis nem conversar a respeito.
No fim das contas, a Globo acabou mesmo criando o quadro, mas escolheu um outro repórter para comandá-lo.
"O colchão da gente é um dos melhores lugares da casa", diz Elaine na abertura do vídeo, enquanto se joga na cama.
"Mas, há um outro colchão que também pode trazer muita paz e felicidade na nossa vida: um colchão financeiro", continua
"Eu, antes de pedir demissão da Globo, fiz essa reserva de dinheiro para segurar as pontas até arrumar uma outra colocação. O colchão é para ser usado em situações assim."
O primeiro quadro (de hoje) é apenas um "piloto". A jornalista em breve pretende começar a publicar o quadro cerca de três vezes por semana.
Globo do Bolinha
Elaine foi mais uma "vítima" do chamado "Clube do Bolinha" no jornalismo da Globo em São Paulo: um departamento que nos últimos anos deu prioridade à promoção de repórteres e apresentadores homens, em detrimento das mulheres.
Uma semana antes de Elaine, a apresentadora Michelle Barros também se demitiu, após também ser preterida no comando de telejornais locais (ocupados também por outros homens).
Segundo o site "Notícias da TV" publicou ontem, a Globo está incomodada com a fama repentina de ser um clube "onde menina não entra". A emissora teria decidido dar mais espaço às mulheres no jornalismo paulista.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops