Topo

Ricardo Feltrin

Pesquisa Ibope: 88% sabem que sinal de TV analógica em SP acaba em março

Sinal de TV analógico em São Paulo deve ser desligado no próximo dia 29 de março - iStock
Sinal de TV analógico em São Paulo deve ser desligado no próximo dia 29 de março Imagem: iStock

30/01/2017 09h12Atualizada em 30/01/2017 15h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pesquisa feita pela empresa Ibope  Inteligência mostra que 96% dos pesquisados já ouviram falar em sinal analógico, e que 88% têm conhecimento de que esse sinal será desligado dentro de 60 dias, no dia 29 de março.

O resultado da pesquisa, feita para a Seja Digital --entidade formada pelas operadoras de telefonia--, torna mais difícil adiar o desligamento, já que ele aponta que bem mais que 81% da população já está preparada para isso.

Pelo critério mais rigoroso de de avaliação estipulado pelos difusores, esse índice deveria ser de no mínimo 81%. Já pelo critério  defendido por operadoras e operadoras, a porcentagem deveria ser igual ou superior a 83%.

Na Grande São Paulo, o índice de conhecimento do desligamento do sinal analógico é bem melhor que o de Brasília (que estava abaixo de 80%).

Segundo fontes ouvidas pela coluna, com esses números não há como argumentar pelo adiamento do desligamento na região paulista --um pedido que está sendo feito pelas operadoras ao governo.

A aceitação ao processo de digitalização em São Paulo, portanto, surpreendeu a Seja Digital.

A pesquisa mostra que as classes mais pobres (C, D e E) se prepararam para não ficar sem a TV aberta --um lazer gratuito-- em tempos de crise. No entanto ainda há uma faixa mais pobre da população que ainda não recebeu equipamentos para a conversão do sinal.

Se o cronograma se confirmar, São Paulo e outras cerca de 30 cidades da região “matarão” o sinal analógico em 29 de março.

Os dados da pesquisa deverão ser apresentados em São Paulo entre hoje e amanhã. Eles mostram ainda que 58% dos entrevistados (em São Paulo) acreditam que realmente o sinal analógico será desligado na data prevista.

Rio Verde foi a primeira cidade do país a ter só sinal digital, em 1º de março do ano passado. Em 17 de novembro foi a vez de DF e nove cidades do entorno.

@feltrinoficial