Topo

Ucrânia denuncia 464 crimes da Rússia contra patrimônio histórico e cultural

12/08/2022 14h30

Lviv (Ucrânia), 12 ago (EFE).- A Ucrânia denunciou nesta sexta-feira a ocorrência de 464 crimes de guerra cometidos pelos russos contra bens do patrimônio histórico e instituições do país desde o início da guerra, em 24 de fevereiro deste ano.

"Até 10 de agosto de 2022, o Ministério da Cultura e Política de Informação registrou 464 episódios considerados como crimes de guerra contra o patrimônio cultural ucraniano", afirmou o titular da pasta, Oleksandr Tkachenko.

"O agressor está lutando contra nossa identidade, o que, deliberadamente, aponta para alvos culturais. Tenta destruir nossa memória para que não reste nada que nos conecte com nossas raízes", acrescentou o ministro, em referência à Rússia.

Segundo Tkachenko, ontem à noite aconteceu um bombardeio contra a cidade de Marhanets, na região de Dnipropetrovsk, em que foi atingido um centro cultural e uma escola de arte.

É importante "para nós, preservar nosso patrimônio. Assim, tentamos, imediatamente, reparar os alvos culturais que foram atingidos pelos bombardeios, sempre que é possível. Primeiro, avaliamos a destruição, depois, os restauradores atuam", garantiu o ministro.

Segundo o titular da pasta, um total de 139 bens do patrimônio cultural foram destruídos ou danificados, como resultado dos bombardeios dos russos.

No caso, são 23 monumentos de importância considerada nacional, 109 de importância local, 108 valiosos edifícios históricos, além de sete itens do patrimônio cultural recentemente descobertos.

Além disso, 361 objetivos de arte e instituições culturais foram destruídos ou danificados devido aos ataques de forças da Rússia. EFE