Topo

Morales chega à Venezuela para participar de ato comemorativo

23/06/2021 04h14

Caracas, 22 jun (EFE).- O ex-presidente da Bolívia Evo Morales chegou nesta terça-feira à Venezuela, onde vai participar dos atos preparados para comemorar o bicentenário da Batalha de Carabobo, decisiva para a independência do país caribenho.

"No marco do Congresso Bicentenário dos Povos do e em comemoração ao ato independentista de Carabobo, desembarcou no (aeroporto de) Maiquetía (na região de Caracas) o companheiro e líder boliviano Evo Morales", escreveu o Ministério das Relações Exteriores venezuelano no Twitter, onde também postou um vídeo da chegada.

Na mesma rede social, Morales agradeceu "o convite do governo da irmã República Bolivariana da Venezuela para participar do Congresso Bicentenário dos Povos e da comemoração dos 200 anos da Batalha de Carabobo".

O ex-presidente boliviano afirmou ainda que a batalha foi "um gesto histórico para a libertação de nossos povos".

A Batalha de Carabobo, entre as tropas comandadas por Simón Bolívar e o exército imperial espanhol de Miguel de la Torre, aconteceu em 24 de junho de 1821 e foi um marco fundamental na Guerra da Independência venezuelana.

Morales é um dos maiores aliados do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e ficou a seu lado em um dos piores momentos do mandatário, em fevereiro de 2019, poucos dias depois que o líder da oposição Juan Guaidó se proclamou presidente interino do país. Morales fez então uma visita surpresa a Caracas, na qual deu apoio a Maduro quando começou uma série de reconhecimentos internacionais a Guaidó.

Após a renúncia de Morales, pressionada pelas Forças Armadas bolivianas, Maduro retirou as credenciais dos adidos militares da Bolívia na Venezuela e lhes deu 72 horas para deixarem o país.

O bom relacionamento entre Maduro e Morales também ficou claro quando o boliviano contraiu covid-19 e, como ele revelou em uma entrevista à Agência Efe, o presidente venezuelano enviou médicos cubanos e de seu país à Bolívia para ajudá-lo.