The Town: Skatista com deficiência diz ter sido vetado em área para PCD

O skatista Vinicios Sardi relatou que foi impedido de entrar no espaço destinado à PCD (Pessoa com Deficiência) semana passada, no The Town. Ele usa uma prótese nas pernas.

Ele disse no Instagram que se sentiu "totalmente excluído". "Mesmo com minha deficiência e com as duas próteses, fui impedido de entrar na área de PCD. Eles não classificam minhas próteses como prioridade e falaram que a área é só para quem é prioridade, sendo que sou, estou aqui com minhas próteses. Estou muito triste, paguei uma grana para estar neste evento e me sinto totalmente excluído".

Sardi também contou que um segurança não o deixou sair pelo portão principal, fazendo ele pular uma cerca para ir para fora do evento. "O segurança não me deixou sair pela saída principal. Ele me falou que tenho que pular por aqui [a cerca] e sair por ali [outro portão]. Eu, sem as duas pernas, tenho que pular aqui para sair lá. Esse é o evento que a gente paga R$ 800 para estar aqui".

No site oficial do evento, é dito que a identificação do público PCD começa no cadastro do ingresso, para possibilitar que a necessidade seja descrita detalhadamente e assim haver preparo prévio para atender as solicitações. Além disso, o site informa que o cliente recebe com uma pulseira de identificação, o permitindo acesso às plataformas, filas prioritárias nos brinquedos e banheiros exclusivos.

Splash tentou contato com a assessoria de imprensa do evento, que enviou a seguinte nota:

A equipe de acessibilidade do The Town já implantou as medidas necessárias para melhorar a comunicação dentro do festival após contato com o Vinícius Sardi. Conforme relato em seu novo vídeo, ele explicou que estava esperando pelo transporte e decidiu voltar para a Cidade da Música, retornando por uma área técnica, onde é proibida a circulação por pessoas não credenciadas. Para melhorar a experiência de PCDs dentro da Cidade da Música, o The Town anuncia que irá convidar, para os próximos dias, pessoas com deficiências que estiveram no festival para uma roda de conversas com o objetivo de conhecer as experiências e buscar melhorias para as próximas edições.

Continua após a publicidade

O The Town tem trabalhado para se tornar cada vez mais acessível para o público, oferecendo um plano de rotas, interatividade e plataformas, que, por motivo de segurança precisam ter sua capacidade respeitada. Além destas plataformas de visibilidade para os palcos, o evento proporciona a possibilidade de aproveitar ao máximo cada uma das áreas do festival, desde um passeio pela Cidade da Música à um salto da tirolesa, por exemplo. No The Town é possível ter o empréstimo de cadeiras de rodas, além da solicitação do kit livre - um equipamento elétrico, que faz com que cadeiras de rodas se tornem motorizadas, facilitando a locomoção. O equipamento é emprestado já com uma cadeira de rodas acoplada, estando sujeito à disponibilidade. Outro ponto importante de locomoção é que, por mais que o Autódromo de Interlagos possua limitações de mobilidade, com alguns desníveis e aclives naturais do terreno, além de trechos com grama natural, a organização apostou em informar as rotas que podem atender o público com dificuldade de locomoção.

Os PCDs têm acesso a um serviço exclusivo de shuttles que saem do SP Market em direção a Cidade da Música. Os dois acessos de público ao festival terão catracas preferenciais. O The Town conta ainda com libras nos telões e nos palcos, pulseiras e cordão de identificação, banheiros + Coloplast, balcões acessíveis, serviço audiodescrição entre outros cuidados. Além disso, entre as funcionalidades integradas do app do The Town, está um serviço inovador em grandes festivais de auxílio para PCDs, com uma área exclusivamente dedicada à acessibilidade. Nela, os usuários que necessitarem, poderão solicitar ajuda à equipe de apoio do festival para quaisquer eventualidades que ocorrerem dentro da Cidade da Música, como um pneu da cadeira de rodas furado e auxílio a deficientes visuais. Todo esse cuidado com a acessibilidade torna a experiência do The Town única em festivais no Brasil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes