Topo

Silvio Santos vence na Justiça para suspender parceria do SBT com TV do ES

Emissora de Silvio Santos recorreu à Justiça contra afiliada no Espírito Santo - Reprodução/SBT
Emissora de Silvio Santos recorreu à Justiça contra afiliada no Espírito Santo Imagem: Reprodução/SBT

De Splash, no Rio

17/07/2023 14h04

A Justiça de Pernambuco determinou na sexta-feira (14) a suspensão imediata do contrato do SBT com a Rede Tribuna, afiliada da emissora há 38 anos no Espírito Santo. A liminar a favor do canal de Silvio Santos, a qual Splash teve acesso, foi tomada pelo desembargador Cândido Saraiva de Moraes.

O que aconteceu?

No final do maio, foi anunciado que o SBT romperia a parceria no dia 1º de julho. No entanto, decisão judicial determinou que a empresa de Silvio Santos deveria manter o contrato de afiliação com o canal até 2028, por ser "essencial à preservação da atividade empresarial" da Rede Tribuna, pertencente ao Grupo João Santos, que está em recuperação judicial.

Na segunda instância, agora, o desembargador entendeu que a obrigação de continuidade do vínculo entre as emissoras "configuraria ingerência indevida do Poder Judiciário a limitar a autonomia da vontade e a liberdade contratual das partes envolvidas". SBT comunicou à Justiça que a não renovação do contrato foi informada a afiliada no Espírito Santo no início deste ano.

Rede Tribuna tem 15 dias para se manifestar no processo. A emissora ainda transmite o sinal do SBT na capital capixaba nesta segunda-feira

A briga foi parar na Justiça de Pernambuco porque o Grupo João Santos também tem sede em Recife, capital do estado. Procurada por Splash, a Rede Tribuna não retornou contato. Em nota anterior, a emissora disse que "todos os investimentos acordados com o SBT para que a TV Tribuna continue afiliada à emissora no Espírito Santo seriam cumpridos".

Splash também procurou a assessoria do SBT, que disse ainda não haver retorno sobre a demanda. A emissora de Silvio Santos já escolheu uma nova afiliada capixaba, a Rede Sim, segundo o jornal A Gazeta.