Topo

OPINIÃO

Padi: Palmirinha foi superfeminista sem nem saber o que isso significava

Palmirinha Onofre fez a diferença na vida de muitas mulheres - Keiny Andrade/Folhapress
Palmirinha Onofre fez a diferença na vida de muitas mulheres Imagem: Keiny Andrade/Folhapress

Colaboração para Splash

08/05/2023 17h02

As colunistas Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho prestaram hoje, durante a reestreia do programa Splash Vê TV, um tributo à culinarista Palmirinha Onofre, falecida ontem, aos 91 anos.

Padiglione recordou que Palmirinha enfrentou problemas muito sérios, tanto na família de origem como em seu próprio casamento, antes de se tornar famosa através de apresentadoras como Silvia Poppovic e Ana Maria Braga.

"A Palmirinha já trabalhava na cozinha para alimentar e cuidar das filhas. O marido era mais do que um macho tóxico, ela sofria violência doméstica. Tem uma série de mazelas na história familiar dela, que desde criança apanhava da mãe", detalhou a colunista.

"Palmirinha não ia à televisão só para passar receitas às donas de casa. Ela chegou ali e começou a falar daquilo com a perspectiva dela, que era: 'você, que não consegue pagar suas contas, pode fazer disso um ganha-pão'", enalteceu.

"Aí, começou a haver um retorno de pessoas que viram nela não apenas uma inspiração, de maneira teórica, mas viram o discurso [dela] funcionar em suas casas. Isso é maravilhoso, porque ela foi uma grande feminista sem saber o que isso significava", concluiu Padiglione.