Topo

Glória Maria explicou idade misteriosa: 'é questão de cultura familiar'

De Splash, em São Paulo

02/02/2023 09h20Atualizada em 02/02/2023 14h57

Glória Maria morreu hoje, no Rio de Janeiro. A jornalista comemorava aniversário em 15 de agosto, mas seu ano de nascimento sempre foi cercado de mistério, por escolha dela. Ela nunca quis confirmar oficialmente essa informação e explicou seus motivos.

Em 2021, em entrevista ao podcast de Mano Brown, ela explicou que várias pessoas de sua família não chegaram nem a ser registradas em cartório e que, por isso mesmo, os anos de nascimento não eram importantes na casa em que ela cresceu.

"Divulgar minha idade não faz parte dos meus interesses", falou.

Todo mundo sabe que eu odeio data. Nada do que se fala de números na minha vida é correto, porque não tem dados pra provar e eu invento. (...) E não é porque eu tenho essa vontade de esconder tempo e idade não, é uma questão de cultura familiar. Eu venho de uma família muito antiga, em que tempo nunca contou. Idade nunca fez parte da história da minha família porque pouquíssimos foram registrados, ninguém sabia em que ano nasceu, acho que só a partir das duas últimas gerações que começou a ter registro. Quantos anos tinha a minha bisavó? Ninguém sabe. Então eu fui criada assim, tempo é tempo, não é número."

A informação coincide com a notícia divulgada pelo jornalista Leo Dias, em 2014, no jornal carioca O Dia, que fez a apresentadora vir à público dizer que a idade estava errada. Na ocasião, Gloria Maria disse publicamente que não tinha 64 anos, como era dito à época. "Não é a minha idade", falou ao jornal Agora S. Paulo.

Em 2022, no último aniversário de Glória, Splash fez uma pesquisa para conferir qual dado estava certo. Na ocasião, notou-se que a informação da Rede Globo, onde trabalhou por mais de 50 anos, divergia do banco de dados oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que cruza dados a partir de documentos oficiais.

Splash conferiu no site o local de votação de Glória Maria nas eleições — já que todo cidadão consegue conferir a informação consultando nome completo, data de nascimento e nome da mãe, em um banco de dados feito a partir de documentos oficiais do eleitor, como RG ou certidão de nascimento.

Ao pesquisar com a data de 1949, o site disse que uma das três informações estava incorreta. Porém, ao inserir a data de 15/08/1959, o site mostrou o local de votação da jornalista no Rio de Janeiro. Segundo a data consultada no site do TSE, portanto, Gloria Maria teria 63 anos hoje.

Por outro lado, a Rede Globo informou em suas matérias que a apresentadora faleceu aos 73 anos e trabalhava na emissora desde 1971. Caso 1959 fosse o ano oficial de nascimento, ela teria sido contratada com apenas 12 anos.

Morre a jornalista Glória Maria