Topo

Quantos anos tem Gloria Maria, jornalista da Globo que aniversaria hoje?

De Splash, em São Paulo

15/08/2022 04h00Atualizada em 18/08/2022 10h59

Uma das mais prestigiadas profissionais do Brasil, a jornalista e apresentadora Gloria Maria está fazendo aniversário hoje. Anualmente ela celebra a data em seu perfil do Instagram, contudo sem mostrar algo comum a quem faz um post de aniversário: a sua nova idade.

Sendo um dos maiores mistérios que cercam a carreira da jornalista — lembrada pelas inúmeras reportagens, memoráveis entrevistas e coberturas, viagens internacionais com diversos passaportes carimbados e também pelos memes —, a real idade de Gloria Maria nunca foi dita pela boca da profissional em entrevistas.

Entretanto, não é de hoje que esse mistério ronda sua vida e a curiosidade do público — até mesmo Ana Maria Braga já tentou saber a idade da colega, sem sucesso —, sendo duas datas conhecidas.

Agora, Splash se debruça sobre o mistério da idade de Gloria Maria. Analisamos mais de cinco mil publicações, exatamente 5.123, nas duas contas do Instagram da jornalista da TV Globo — uma sem publicações desde 2013, mas seguida por ela até hoje por seu perfil verificado — em busca dos seus posts de aniversário.

Foram encontrados vários posts feitos em 15 de agosto, alguns no mesmo dia ou próximos, mas sempre ao menos um lembrando a data de 2012 a 2021. Nenhum deles com a idade celebrada.

1 - Reprodução/ Instagram @gmreal - Reprodução/ Instagram @gmreal
Gloria Maria agradece lembrança de aniversário feita pela equipe do Globo Repórter em 2012
Imagem: Reprodução/ Instagram @gmreal

Duas datas?

Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, Gloria Maria nasceu no Rio de Janeiro. Sua mãe, nascida em 1930 e que morreu em fevereiro de 2020 aos 89 anos, teria dado à luz a filha quando estava prestes a fazer 19 anos, em 15 de agosto de 1949, ou quase aos 29 anos, em 15 de agosto de 1959.

Sim, são esses dois anos de nascimento que marcam a dúvida em cima da verdadeira idade de Gloria Maria, mais especificamente os anos de 1949 e 1959, já que a data de 15 de agosto é conhecida por todos.

Foi em 2014 que a data de 1949 — hoje ela estaria fazendo, então, 73 anos — ganhou mais força e repercussão na identificação da idade da jornalista, após um suposto plano de saúde em nome de Gloria Maria ter sido vazado e divulgado pelo colunista Leo Dias, na época no jornal O Dia.

Na ocasião, Glória Maria negou que a idade divulgada pelo colunista fosse verdadeira — afirmava que ela tinha 64 anos, e não 54. "Não é a minha idade", falou ela ao jornal Agora S. Paulo, conforme repercutiu em diversos sites e jornais na época, como a Folha. "Divulgar minha idade não faz parte dos meus interesses", completou.

Meses depois, ela falou diretamente em entrevista com Leo Dias, que desta vez cravou a idade dela em 55 anos — ela já tinha feito aniversário. "Nasci em 1959, baby. Tudo que sai meu é errado. Eles dizem até que nasci na Bahia. É com isso que fico revoltada. Você deu uma vez aquilo [que eu tinha 64 anos], é mentira. Te juro pelas minhas filhas", falou ela, em declarações que novamente repercutiram em diversos sites.

A fim de checar a idade e data de nascimento da jornalista e apresentadora, Splash conferiu no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) qual o local de votação de Gloria Maria nas eleições. Todo cidadão consegue conferir a informação consultando nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Ao pesquisar com a data de 1949, o site disse que uma das três informações estava incorreta. Porém, ao inserir a data de 15/08/1959, o site mostrou o local de votação da jornalista no Rio de Janeiro. Segundo a data consultada no site do TSE, portanto, Gloria Maria completa nesta segunda-feira 63 anos de idade.

Carreira na Globo

O perfil de Gloria Maria no Memória Globo diz que ela sempre estudou em escolas públicas, locais que lhe deram formação cultural: "Estudei inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola".

1 - Reprodução/ Memória Globo - Reprodução/ Memória Globo
Gloria Maria em um dos depoimentos que deu para o Memória Globo
Imagem: Reprodução/ Memória Globo

Foi em 1970 que a jornalista foi levada por uma amiga para ser rádio-escuta da Globo no Rio, também segundo o Memória Globo. Considerando a data de nascimento em 1959, ela teria completado 11 anos. Prodígio?

Em consulta no site do Senado Federal, o texto do Decreto de Lei Nº 229 de 1967 em plena ditadura militar consolidou a mudança da idade mínima para aprendizes de 14 para 12 anos no Brasil — em 1974 outra lei voltou a ter a idade mínima em 14 anos.

A jornalista ainda chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) com o emprego de telefonista da Embratel. Contudo, o mistério prevalece: o Memória Globo não indica o ano de formação da apresentadora do Globo Repórter na PUC, nem com quantos anos ela se formou na faculdade.

Um ano após entrar na Globo, em 1971, ela estreou como repórter na cobertura do desabamento do Viaduto Engenheiro Freyssinet, o Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, no sábado dia 20 de novembro. Em depoimento ao Memória Globo, ela disse que ligaram para a Globo falando que caiu o elevado, mas ela estava saindo para almoçar.

1 - Reprodução/ TV Globo/ Memória Globo - Reprodução/ TV Globo/ Memória Globo
Gloria Maria voltou para local onde o viaduto caiu para reportagem 10 anos depois, em 1981
Imagem: Reprodução/ TV Globo/ Memória Globo

"Era um sábado que a gente tava saindo para almoçar, 13h30 da tarde, tava descendo o segundo andar ali nos fundos e ligaram. A gente voltou e aí vamos fazer como para apurar ou não, se não tinha setorista?", questionou Gloria.

"A gente foi no catálogo, olha que loucura, na lista telefônica para ver os moradores ali e ligar para saber se tinha acontecido e o primeiro morador disse que era. 'É verdade'. Aí a gente foi pra lá e depois a Globo mandou logo uma unidade móvel para lá, uma das poucas entradas ao vivo. [...] A primeira porrada que eu levei logo assim, quase a minha estreia no jornalismo pra valer fazendo reportagem, foi praticamente com o elevado", declarou.

Quando falou de sua carreira em março desde ano no "Roda Viva" (TV Cultura), Gloria Maria, contudo, não entregou quando iniciou: "Eu nunca estacionei ao longo da minha carreira. Eu comecei lá atrás, que eu não vou dizer há quanto tempo lá atrás, mas eu fui mudando. Nunca me repeti". Na mesma entrevista ela disse que quer ir para Marte em sua reportagem de despedida.

O segredo

Fato é que Gloria Maria não aparenta ter a idade que tem — nem 73 anos, nem 63. E qual será o segredo da jornalista? Quando foi entrevistada no "Programa do Jô" em 2014, ela revelou que tomava em média 80 vitaminas e pílulas por dia para manter a saúde.

1 - Reprodução/ TV Globo/ Globoplay - Reprodução/ TV Globo/ Globoplay
Gloria Maria foi entrevistada por Jô Soares em 2014
Imagem: Reprodução/ TV Globo/ Globoplay

"De manhã eu tomo umas 35, depois umas 20 durante a tarde, e as outras ao longo do dia". Quando a plateia se demonstra impressionada, Glória afirma que "isso é normal, gente. Essa é a minha forma de me cuidar".

Já em 2019, ela comentou em entrevista à coluna Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, que sabia o que as pessoas mais pesquisavam sobre ela na internet: "A idade, né?".

Eu viajo o tempo todo. Aonde vou preciso mostrar minha identidade. Não tenho como esconder a idade. Todo mundo sabe, não existe mistério. Mas isso virou um folclore. Todos ficam intrigados porque tenho quase 40 anos de jornalismo. Três ou quatro gerações já me viram na TV. Então, pensam: 'Essa mulher tem 200 anos'. O que vou fazer? Quando falo, ninguém acredita. Então, melhor não falar. Não vou tirar a ilusão de um país inteiro. As pessoas querem viver disso, vamos deixar, né? Gloria Maria para a coluna Patrícia Kogut, d'O Globo, em 2019

Gloria Maria ainda brincou que o "segredo" da idade jamais seria revelado, nem mesmo pelo maior jornal do país: "Isso vai me acompanhar até a morte. Nem quando morrer vou deixar falarem a minha idade, nem no 'Jornal Nacional'".

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gloria Maria publica clique de biquíni, em 2021
Imagem: Reprodução/Instagram

"Eu tenho uma regra: quando fizerem meu obituário no 'JN', a única coisa que não pode ter é a idade. Eu fiz todo mundo se comprometer comigo. Se, depois de morta, eles botarem a minha idade, puxo a perna de todo mundo", brincou.

Na mesma entrevista, ela disse que não pretendia se aposentar e parar de trabalhar. "Aposentadoria? Nem morta. Enquanto eu tiver pernas e uma bengalinha para me levar aonde eu quiser, estou dentro. Quando não quiser mais, a Globo me aposenta. E também acho que, quando a pessoa se aposenta, mentalmente começa a ficar velha. Eu não quero nem pensar nisso. Nunca passou pela minha cabeça", concluiu.