Topo

Artistas homenageiam Elza Soares em premiação: 'Uma das maiores da Terra'

Colaboração para Splash, de São Paulo

21/12/2022 21h30

Em uma noite de exaltação do trabalho feminino na música, a cantoras Elza Soares é uma das grandes homenageadas na sexta edição do WME Awards by Music2, realizado em São Paulo. Além de reverenciar a artista, o evento premia as mulheres que se destacaram na música brasileira em 2022 em 18 categorias.

Elza Soares, que morreu em janeiro deste ano, aos 91 anos, de causas naturais, e deixou um legado riquíssimo após mais de 60 anos de carreira.

Com uma trajetória musical em gêneros distintos, samba, a MPB e Bossa Nova, Elza foi considerada pela BBC a "voz brasileira do milênio", em 1999, e conquistou o Grammy Latino. Ela também aparece na 16ª posição da lista das 100 maiores vozes da música brasileira, elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.

Pitty, que gravou "Na Pele" com a cantora, destacou a importância de Elza na música brasileira. "A obra de Elza é uma aula de sentimentos, pensamentos e vivências. O que mais me encanta é a multiplicidade. Ela tem tantas facetas", disse.

Durante a gravação da música, a cantora baiana falou como foi estar ao lado da artista nesse trabalho. "Muita coisa me impressionou nesse processo. Eu tinha mandado para ser uma música para ela gravar, eu não esperava que ela me chamasse para fazer um dueto. Um olhar extremamente jovem e moderno", afirmou.

O empresário da cantora, Pedro Loureiro, agradeceu a oportunidade de ter vivido durante anos ao lado de Elza. "O que posso falar é que tenho privilégio de ter convivido com essa rainha. Independentemente de reconhecimento, porque esse país é uma máquina de moer grandes artistas, mas para mim ela é a maior artista de todos os tempos e uma das mais incríveis que já pisaram na terra", ressaltou.

O diretor artístico e produtor musical Rafael Ramos declarou como era a visão de mundo da cantora e sobre a importância em reconhecer trabalhos novos talentos.

"Ela transformava qualquer assunto, qualquer pauta complexa em um resumo simples, simplificava qualquer situação, com amor e carinho, e aquilo ali era uma aula. Ela era uma identificadora de talentos imediata. Ela identificava a riqueza no que essa turma ia dando nos sons e ritmos".

Outra homenageada é a recém-anunciada ministra da Cultura do governo do presidente eleito Lula (PT). A artista baiana terá a tarefa de enfrentar as resistências que ainda persistem à diversidade no universo musical. Ela assume a pasta que será recriada quatro anos após o fim do Ministério da Cultura, que vinha com status de uma secretaria em outro ministério.

A cantora tem uma vasta história na música brasileira: Margareth soma 23 turnês internacionais e 17 obras lançadas, entre LPs, CDs e DVDs.

No início do evento, Preta Gil, apresentadora da noite, avisou ao público sobre a homenagem. A apresentadora ainda comentou que a noite terá um tributo a outra cantora. "Hoje teremos um tributo a minha amada madrinha, Gal Costa".

Premiação

A noite conta com apresentação de uma lista de cantoras, como Luísa Sonza, Marina Sena, Gaby Amarantos, Larissa Luz, Ana Cañas, Luedji Luna, entre outras, além de Preta Gil, que comanda a festa.

WME é sigla para 'Women's Music Event', evento musical das mulheres, grupo criado em 2016 para realizar eventos de diversos tipos que promovam a participação feminina na indústria musical.

São 18 categorias, com 90 indicadas. Os nomes foram definidos por um time de quatrocentas profissionais de diferentes áreas da indústria musical, das cinco regiões do país. As categorias são divididas entre votos do júri técnico e votação popular, que aconteceu no site da premiação.

Veja quem passou pela 6ª edição do WME Awards, em São Paulo