Topo

'Único jogo que vi em estádio na vida': quem é autor de meme da Copa de 14?

Fernan Martins gerou meme ao comemorar gol do Brasil na Copa do Mundo de 2014 - Reprodução/
Fernan Martins gerou meme ao comemorar gol do Brasil na Copa do Mundo de 2014 Imagem: Reprodução/

De Splash, em São Paulo

05/12/2022 04h00

O engenheiro de produção Fernan Martins Irbes, 33, comemorou intensamente o gol de David Luiz na partida entre Brasil e Colômbia, realizada no Castelão, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de 2014. O meme gerado após sua reação aparece constantemente nas redes sociais até hoje.

"É a melhor fama que se pode ter atualmente. Eu não sou sempre reconhecido na rua. Aconteceram algumas vezes na época, mas é bem difícil pela careta", disse em conversa com Splash.

Morando em Mossoró (RN), Fernan também trabalha como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, localizado em Caucaia (CE).

"Aquele foi o único jogo que eu fui na minha vida em um estádio. Gosto de assistir aos jogos de futebol, mas às vezes envolve muita tensão", brincou.

Casado desde 2016, o professor disse gostar de acompanhar a seleção brasileira pela televisão, mas acabou se afastando após o nascimento de seu filho há três anos.

Um amigo meu sempre diz que eu deixei de ser um meme de Copa do Mundo para ser a cara da felicidade do brasileiro.
Fernan Martins

Fernan morava no Acre quando acompanhou a vitória do Brasil por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. Ele só foi ao Castelão porque se afastou do trabalho para se dedicar a um mestrado no Ceará.

"A gente tenta, até hoje, entender (o sucesso do meme). É um fenômeno. [...] Chegamos na proporção que o meme pode atingir, falando de vários assuntos. É complexo entender o motivo de tanto sucesso", analisou.

Exposição e movimentação de câmera

O uso do meme vai de reações do público às cenas de novelas aos temas relacionados à eleição presidencial. Fernan disse que nunca se incomodou com o uso de sua imagem.

"Às vezes usam muito palavrão. O pessoal me manda e eu não reposto. Mas as pessoas são livres para usar da maneira que quiserem. Eu acho bom propagar, mas até hoje nada há nada tão negativo", comentou.

O engenheiro de produção afirma que percebeu a movimentação da câmera momentos antes do gol de falta marcado por David Luiz.

"Decidi que correria ali, por cima dos bancos, caso marcassem um gol. [...] Quando marcam, eu olho de lado para ver o telão, pois sabia que passaria na TV. Fiquei ali gritando, e o resto é história. Muitos mandaram mensagens porque me viram na televisão".

Fernan Martins Irber em foto publicada em 2020 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Fernan Martins Irber em foto publicada em 2020
Imagem: Reprodução/Instagram

O UOL News Copa traz informações sobre o jogo entre Brasil e Coreia do Sul, a escalação ofensiva de Tite, os perigos que a Coreia pode apresentar, os confrontos no mata-mata e mais! Confira:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Constava numa versão anterior deste texto que o município de Mossoró fica no Ceará. Na verdade, a cidade fica no Rio Grande do Norte. A informação foi corrigida.