Topo

Pedreiros dão show no meio de obra e entregam destino de construção sem fim

Quarteto da arriação faz sucesso com covers de famosos: "na humildade" - Reprodução/Instagram
Quarteto da arriação faz sucesso com covers de famosos: 'na humildade' Imagem: Reprodução/Instagram

Laís Seguin

Colaboração para Splash

28/11/2022 16h23Atualizada em 29/11/2022 10h38

"Precisa colocar um tijolo por dia para não ficar sem estúdio." Com essa frase Charles Richard resume o clima de uma obra que nunca termina na comunidade Vila João de Deus, em Jaboatão dos Guararapes (PE). E de propósito. A construção inacabada se transformou em palco para que o "Quarteto da Arriação", um grupo de primos, fizesse covers de hits internacionais.

Os primos usam os próprios instrumentos de trabalho, como pás, martelos e baldes, para reproduzir músicas famosas. A brincadeira entre os quatro ajudantes de pedreiro acabou ganhando proporções jamais imaginadas: neste fim de semana, o vídeo dos meninos da arriação — palavra que significa brincadeira — chegou até a cantora Annie Lennox, de "Sweet Dreams", que repostou a gravação.

E essa nem foi a primeira vez que o quarteto viralizou nas redes sociais. Em abril do ano passado, no auge da pandemia de covid-19, o grupo se tornou um fenômeno de visualizações. Hoje, são mais de 400 mil seguidores no Instagram e 43 milhões de visualizações no TikTok. O mote é um só: "A obra não pode parar!"

Os primeiros vídeos foram feitos na casa da tia de Charles. "Depois, fomos para a casa do meu primo, que estava em construção. Senão, ficaríamos sem um lugar para produzir os vídeos." O primo é Renan, o Barba, outro integrante do grupo. O quarteto se completa com Davi e Isaías.

Os primos nem trabalhavam com construção civil: atuavam em outras áreas, mas a pandemia atrapalhou os planos profissionais. Isaías é operador logístico há mais de seis anos e Charles, operador de máquinas.

Quarteto da Arriação - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Quarteto da Arriação faz sucesso com cover de famosos: grupo quer crescer 'na humildade'
Imagem: Reprodução/Instagram

"Naquela época da pandemia, a maioria das pessoas estava em casa sem fazer nada pelo isolamento social. O conteúdo de dança nas redes sociais era uma tendência", lembra Charles, idealizador da banda. "Não queríamos ser apenas mais um perfil a fazer a mesma coisa, mas queríamos encontrar uma ocupação e divertir as pessoas."

Não temos a intenção de ficarmos ricos. Se acontecer, é da vontade de Deus. Mas se não, vamos continuar com humildade.
Charles Richard

Quarteto da arriação - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Quarteto da arriação começou a fazer vídeos na pandemia
Imagem: Arquivo pessoal

A ideia dos vídeos com pá, martelos e outros equipamentos surgiu enquanto ele ajudava na obra da casa da tia. "Ao escutar o som da ferramenta e o ritmo, pensei 'dá para fazer algo com isso aqui'. Não imaginávamos que chegaria ao mundo."

A primeira publicação, cover de "We Will Rock You" do Queen, alcançou o guitarrista da banda britânica, Brian May, que compartilhou o vídeo em suas redes sociais. Outros artistas, como o ator brasileiro Lázaro Ramos, também curtiram. Os primos ainda acompanham o crescimento de espectadores em países como Turquia, Espanha e Portugal.

'Não querem que a obra acabe tão cedo'

Quarteto da arriação - Reprodução/ Instagram Quarteto da Arriação - Reprodução/ Instagram Quarteto da Arriação
Quarteto da arriação faz sucesso com covers
Imagem: Reprodução/ Instagram Quarteto da Arriação

Engana-se quem pensa que a visibilidade fez os rapazes mudarem de vida. "Eu e o Renan pagamos aluguel. O Davi está desempregado e o Isaías também", diz Charles. Por isso, a construção é feita com bastante calma, tijolo por tijolo.

"Os seguidores não estão querendo que essa obra acabe tão cedo."

Ele conta que, vez ou outra, conseguem fechar parcerias com empresas de material de construção, para divulgar produtos. "Mas, como nós dividimos entre quatro, fica um valor pequeno para cada um", diz.

"Minha maior meta no momento é sair do aluguel, ter minha casa própria. Quero continuar a levar sorrisos para as pessoas", afirma Charles. "Nosso sonho é poder conhecer um pouco do Brasil, mas pelo trabalho da gente, por meio da nossa história e das brincadeiras do quarteto."