Topo

Anitta: o que faz de 2022 o ano da carreira internacional da cantora

Anitta | Burberry - Getty Images
Anitta | Burberry Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

20/11/2022 04h00

Anitta, 29, bateu recordes, ganhou prêmios e alcançou o topo da carreira internacional em 2022. A cantora brasileira chegou ao primeiro lugar no Spotify, participou do Festival Coachella (EUA), brilhou no VMA, foi indicada ao Grammy Awards na categoria "Artista Revelação" e apresentou a edição latina da premiação.

Hoje, aliás, a artista também será uma das atrações musicais do AMA's (American Music Awards). A estrela, que vai cantar as músicas "Lobby" e "Envolver" no evento, concorre ao prêmio de "Melhor Artista Latina". Veja abaixo os motivos que fazem de 2022 o ano da cantora.

1º lugar no Spotify Global

Em março, Anitta fez história e alcançou a incrível marca de 1º lugar do Spotify Global, ou seja, o topo dentre as músicas mais escutadas em todo o mundo na plataforma de música. "Envolver" superou "Heat Waves", da banda britânica Glass Animals, que estava na primeira posição no dia anterior.

"Número 1 do mundo. Eu realmente não sei o que dizer. A primeira mulher latina, cantora solo, a ser número 1 no mundo. Eu volto quando for capaz de processar tudo isso e digo outra coisa porque agora estou em choque. Obrigada, obrigada, obrigada", escreveu, à época, no Twitter.

Lista da Billboard

Anitta - Divulgação/@kevinmazur - Divulgação/@kevinmazur
Anitta acumula indicações e prêmios ao longo da carreira
Imagem: Divulgação/@kevinmazur

A cantora chegou ao 1º lugar das duas paradas globais da Billboard com "Envolver" em abril desde ano.

No ranking Global 200, "Envolver" ficou em 5º lugar — a Billboard Global é a lista que não conta as músicas ouvidas nos Estados Unidos. O single teve um crescimento de 54% em streams.

Coachella

Anitta levou mais uma vez um pouco do Brasil em seu show no Festival Coachella, que aconteceu na Califórnia (EUA), em abril. Na setlist, a apresentação teve "Envolver", e foi de "Movimento da Sanfoninha" até "Garota de Ipanema".

A brasileira foi destaque em diversos veículos internacionais, que exaltaram a cantora. A Vulture, por exemplo, disse que a carioca estava fazendo história como a primeira artista solo brasileira no festival.

VMA

Anitta  - Getty Images - Getty Images
Anitta faz show no VMA 2022
Imagem: Getty Images

O VMA 2022 foi palco de outra conquista da artista, em agosto. Ela venceu na categoria "Melhor Clipe Latino", com "Envolver", e se transformou na primeira brasileira a conquistar um troféu no evento internacional.

"Meu Deus. Eu não estava esperando, acho que vou chorar. Eu apenas quero dizer para quem não sabe que essa é a primeira vez que o Brasil está aqui. É a primeira vez que meu Brasil está recebendo um prêmio como esse", disse, em discurso.

A cantora também se apresentou no palco do MTV Video Music Awards. Ela subiu ao palco do evento da MTV às 22h55 e chamou atenção pelo collant todo vermelho. Antes de iniciar a sua apresentação, a artista fez questão de deixar claro que iria, sim, balançar o seu bumbum.

LOS40 Music Awards 2022

A artista virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, em novembro, por colocar uma política conservadora da Espanha para dançar ao som de "Envolver" durante a premiação "LOS40 Music Awards 2022", em Madri.

O perfil do evento compartilhou no Twitter um vídeo de Isabel Díaz Ayuso, presidente da Comunidade de Madri, se divertindo e até jogando os braços para o ar para dançar com a cantora brasileira.

Grammy Awards

Anitta foi indicada ao Grammy Awards na categoria "Artista Revelação do Ano". Publicações especializadas, como Forbes e Billboard, já indicavam a possibilidade de inclusão da brasileira na lista, quinta artista do Brasil com indicação na categoria, que já consagrou grandes nomes da música, que vão dos Beatles a Olivia Rodrigo.

A brasileira entra na disputa com chances reais de levar a estatueta para casa. A cerimônia de premiação está programada para acontecer no dia 5 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Grammy Latino

Anitta no Grammy Latino  - Reprodução/@anitta - Reprodução/@anitta
Anitta no Grammy Latino
Imagem: Reprodução/@anitta

A artista foi uma das apresentadoras da cerimônia de entrega do 23º Grammy Latino. A cantora dividiu o palco com nomes como a italiana Laura Pausini, a mexicana Thalia e o porto-riquenho Luis Fonsi. A artista também se apresentou no evento internacional.

A estrela também foi indicada em duas categorias da premiação. Com o hit "Envolver", ela disputou "Gravação do Ano" e "Melhor Interpretação de Reggaton", mas não levou os prêmios para casa.

"Que experiência incrível estar no Grammy Latino este ano cantando, indicada duas vezes, como apresentadora com os meus amigos Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini. Que noite", publicou a cantora, nas redes sociais.

American Music Awards

Anitta também será uma das atrações musicais do AMA's (American Music Awards), neste domingo (20), a brasileira vai cantar duas músicas na ocasião: "Lobby" e Envolver".

A artista, que concorre ao prêmio na categoria de "Melhor Artista Latina", foi chamada de "superstar global" em texto da premiação.

A cerimônia acontece hoje, com transmissão ao vivo a partir das 16h (pré-show), na Pluto TV e na MTV. O show está marcado para às 17h.