Topo

Mãe de Deolane acusa Record de manipulação e parcialidade em carta aberta

A Fazenda 2022: Solange Bezerra, mãe de Deolane, acusa Record de parcialidade - Reprodução/PlayPlus
A Fazenda 2022: Solange Bezerra, mãe de Deolane, acusa Record de parcialidade Imagem: Reprodução/PlayPlus

Colaboração para Splash, em São Paulo

04/11/2022 21h14

Solange Bezerra, mãe de Deolane Bezerra, estendeu a polêmica que Dayanne Bezerra, irmã da peoa, começou mais cedo: acusações de que a Record TV esteja sendo parcial e manipulado "A Fazenda 2022" (Record TV) de forma a prejudicar Deolane Bezerra e o grupo A.

Em seu Instagram na noite de hoje, Solange publicou uma longa carta aberta onde acusa a emissora e ainda faz alguns pedidos.

Leia abaixo a íntegra da publicação, que começa expondo supostas situações em que a edição do programa supostamente omitiu imagens do grupo B em detrimento do grupo A.

"Venho a público informar toda a minha indignação e profunda tristeza com a produção do programa e vou relatar resumidamente os motivos. Por que a edição não mostra as falhas de todos os participantes e fazem questão de dar ênfase somente nas falhas dos participantes do grupo A?

Um participante do grupo B proferiu a repugnante frase "quando o estupro é inevitável, relaxa e goza", dentre outras diversas. Ele também pulou na cama de Deolane e soltou gases em suas coisas mas edição não deu ênfase, como faz com as falhas do grupo A repetidas vezes. Os apresentadores de podcast não perguntam sobre essa fala repugnante aos que saem do grupo B, mas por diversas vezes participantes do grupo A e seus familiares são perguntados sobre as falhas dos participantes.

Será que isso acontece porque o mesmo é contratado da TV Record e faz personagens de caráter religiosos e isso poderia atrapalhar a carreira em vossa emissora?

Outro participante do grupo B falou que "tinha vontade de matar a Bia", mas a edição não mostrou. Tentou intimidar a Deolane, dizendo que "já trocou tiro com a polícia", mas a edição não mostrou e ainda fez um acervo de imagens e frases engraçados do participante, o mostrando como uma pessoa super legal e deixou de lado frases tão levianas.

Outra participante chegou a cogitar se "o amor de um filho adotivo era igual a de um filho nascido do ventre", se referindo aos filhos de Deolane, chama os participantes do outro grupo de cachorros, com demonstrações de latidos, mas isso não é mostrado pela edição, como mostram quando é o grupo A.

Outra participante do grupo B que sempre se revolta e expõe toda sua raiva e descontentamento pelas conquistas financeiras da Deolane, mostra a todo momento um desgosto provocado pela prosperidade alheia, um desejo irrefreável de possuir o que é de outrem, ou popularmente conhecido como inveja mesmo. Mas a edição não mostra esses trechos. Será porque para uma emissora de cunho religioso é melhor uma atriz usando de toda sua retórica e textos bem elaborados para se vitimizar? Todavia quando é para mostrar uma mulher que está no seu limite e que grita sim, mas só quando é atacada, não há o mesmo cuidado. Porque não tratar todos igualmente, por que não mostrar os erros de todos os participantes e somente de alguns?

A edição não mostra certa participante também do grupo B mentindo a todo momento, falando uma coisa diferente em cada canto da casa, sendo sua estratégia mentir e manipular, o que ela faz com maestria. É o jogo dela? Pois bem, só mostrem! Ela acha ruim que encostem na cama dela, mas pula e esfrega as nádegas na cama de Deolane! Deem a mesmo ênfase que dão aos erros do grupo A. A edição sempre mostra Deolane gritando e falando xingamentos, mas não mostra que primeiro ela foi atacada principalmente por essa participante e que ela está se defendendo.

A edição sempre mostra todas as vezes que certo participante do grupo B, que se julga muito inteligente, se sente ofendido por coisas trazidas de fora do reality serem citadas no programa, mas a edição não mostrou a fala cruel do mesmo participante em relação a Pétala e sua vida conjugal que também é situação de fora do programa.

O vídeo que foi mostrado pela edição do participante Lucas foi um absurdo, totalmente fora de contexto, parecendo que ele era assediador, erros grosseiros como esse não podem existir com nenhum participante, seja de qual grupo for pois os ferem profundamente".

Na sequência, Solange enumera alguns pontos:

1- Recebemos diversos vídeos e relatos de pessoas tentando votar na Deolane, mas o sistema de votação estava travando na foto dela, o que aconteceu?

2 - A apresentadora do vosso programa, Sra. Adriane Galisteu, mostrou toda sua imparcialidade ao não parabenizar Deolane em seu aniversário, como fez com outros participantes da mesma edição. Chegou a falar no ao vivo que gosta do jogo de outra participante do grupo B, o que prejudica todos os outros peões, independente de grupo, fala essa que induz sim, o público.

3 - Quando Dayanne foi até o programa "Hoje em Dia" para fazer a defesa de Deolane, a pediram e a coagiram por mais de 30 minutos para ela não falar o que sentia e achava sobre a edição do programa, logo vocês jornalistas e diretores que tanto prezam a NÃO censura.

4- Vazamento de áudios no programa do Rodrigo Faro, e jornalistas contratados pela emissora que menosprezam abertamente SOMENTE os participantes do grupo A, os chamando de opressores, mentirosos e com isso induzindo que os participantes que saem falem mal do grupo A e sim, estão fazendo juízo de valores para o público que não tem o PlayPlus para acompanhar 24 horas, e ainda há outros vazamentos de áudios da produção para os participantes, vazamentos esses que prejudicam o bom andamento do programa, para os dois grupos.

5 - A edição mostra e ainda repete por diversas vezes falhas do grupo A, enquanto encobrem e omitem as falhas do grupo B. Mostrem e repitam o quanto quiserem, mas façam isso com TODOS os participantes, sejam justos!

6 - Sempre que alguém do grupo A ou seus familiares são entrevistados em programas da emissora, as perguntas direcionadas a eles têm cunho depreciativos, o que não ocorre com participantes e familiares do grupo B.

A carta aberta termina ainda com um pedido:

7- O que estamos pedindo não é vantagens ou tratamentos VIPs, o que estamos pedindo é o mínimo que deveríamos esperar de um programa e de uma emissora com a magnitude da TV Record, o que queremos é um sistema justo de votação, sem erros ou bloqueios a qualquer participante. Imparcialidade da produção e da apresentadora, o que queremos é que mostrem TODAS as atitudes, falhas, ou não, de TODOS os participantes, que não tenham predileção na edição, pois o contrato que assinamos deixava claro que é o público quem deve decidir, sem manipulações, cortes desproporcionais e inversões de situações.

Em seus Stories, Solange exibiu ainda diversos prints de seguidores concordando com ela e apontando que Deolane e seu grupo estão sendo prejudicados.

Qual o peão mais odiado de 'A Fazenda 2022' após saída de Lucas Santos?

Resultado parcial

Total de 2533 votos
2,05%
Antonio Chahestian/Record TV
7,30%
Antonio Chahestian/Record TV
3,28%
Antonio Chahestian/Record TV
8,37%
Antonio Chahestian/Record TV
8,33%
Antonio Chahestian/Record TV
35,33%
Antonio Chahestian/Record TV
8,96%
Antonio Chahestian/Record TV
2,29%
Antonio Chahestian/Record TV
3,00%
Antonio Chahestian/Record TV
2,05%
Antonio Chahestian/Record TV
16,90%
Antonio Chahestian/Record TV
2,13%
Antonio Chahestian/Record TV

A Fazenda 2022: Quem é o fazendeiro da semana? Veja quem já usou o chapéu

Quer ver o fogo no feno? Receba direto no canal de Splash no Telegram todas as informações sobre "A Fazenda". Para se inscrever, clique aqui ou procure por "Splash UOL - A Fazenda" e selecione "entrar"

Assista ao documentário 'Realities: o Brasil na TV'