Topo

Lula x Bolsonaro: 6 famosos que viraram a casaca na disputa presidencial

Marcelo Serrado grava vídeo declarando voto em Lula nas eleições presidenciáveis de 2022 - Divulgação/Youtube
Marcelo Serrado grava vídeo declarando voto em Lula nas eleições presidenciáveis de 2022 Imagem: Divulgação/Youtube

Gabriel Dias

Colaboração para Splash

24/10/2022 04h00

Com a definição do segundo turno das eleições presidenciais entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), vários famosos utilizaram suas redes sociais para reforçar os seus apoios.

Mas nem sempre essa posição se mantém a mesma. Alguns famosos já mudaram de opinião sobre o voto, seja por divergência de ideias ou descontentamento com o candidato.

A data do segundo turno das eleições 2022 é dia 30 de outubro, de acordo com o calendário eleitoral, estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além da disputa para a presidência entre Lula e Bolsonaro, 12 estados escolherão seus governadores em uma nova disputa eleitoral.

Saiba quem são os famosos que trocaram o apoio em relação a 2018:

Marcelo Madureira

Marcelo Madureira posa com Lula após declarar apoio no segundo turno - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Marcelo Madureira posa com Lula após declarar apoio no segundo turno
Imagem: Reprodução/Twitter

Marcelo Madureira, de 64 anos, se encontrou com o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confirmou seu voto no petista no segundo turno. A postura é no mínimo curiosa, uma vez que o ex-Casseta e Planeta é conhecido por ser crítico do ex-presidente e do Partido dos Trabalhadores. O comediante justificou sua posição pelo desejo de derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

Em uma publicação no Twitter, Madureira apareceu fazendo o L ao posar ao lado de Lula, que abraçou o comediante. "Frente ampla pela democracia e contra Bolsonaro. Com Marcelo Madureira", escreveu o ex-presidente.

Marcelo Serrado

O ator Marcelo Serrado passou de apoiador da Lava Jato a apoiador do ex-presidente Lula - Reprodução: Ricardo Stuckert - Reprodução: Ricardo Stuckert
O ator Marcelo Serrado passou de apoiador da Lava Jato a apoiador do ex-presidente Lula
Imagem: Reprodução: Ricardo Stuckert

O ator Marcelo Serrado foi um entusiasta da Operação Lava Jato e do trabalho de Sergio Moro enquanto juiz federal. Na função, responsável por julgar os processos derivados da Lava Jato, Moro condenou Lula.

Após as eleições de 2018, o ex-juiz se tornou ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro. Eleito senador pelo Paraná neste ano, Sergio Moro apoia a reeleição do atual presidente e candidato do PL.

Já Marcelo Serrado foi pelo caminho oposto. O ator declarou voto em Lula para a Presidência e e em Fernando Haddad, que enfrentou Bolsonaro na corrida ao Planalto em 2018, para governador de São Paulo.

"Declaro meu apoio a Lula, Alckmin, e ao querido Haddad. Faltam poucos dias para a vitória. Estamos juntos", afirmou.

Inês Brasil

Inês Brasil declara apoio a Lula - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Inês Brasil declara apoio a Lula
Imagem: Reprodução/Instagram

A cantora e web-celebridade, considerada ícone da comunidade LGBTQIAP+, expressou seu apoio ao candidato Jair Bolsonaro, em 2017, em fotos tiradas com ele em um aeroporto.

Atualmente, a web-celebridade apoia abertamente Lula (PT), twittando fotos de vermelho e falando "Fora Bolsonaro" em diversas instâncias.

Alexandre Frota

1 fev. 2021 - Deputado federal Alexandre Frota (PSDB) durante sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília - Cleia Viana/Câmara dos Deputados - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
1 fev. 2021 - Deputado federal Alexandre Frota (PSDB) durante sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília
Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Em 2018, Alexandre Frota filiou-se ao PSL, partido de Jair Bolsonaro à época, e se candidatou a deputado federal aliado ao atual presidente, com fotos e inúmeras declarações de apoio. Seu nome chegou até a ser cogitado para um eventual cargo de ministro caso Bolsonaro fosse eleito, o que não se confirmou.

No entanto, um ano depois, em 2019, foi expulso do PSL (hoje União Brasil) por criticar Jair Bolsonaro.

De lá para cá, Frota passou pelo PSDB, se tornou opositor do governo, defendeu pedidos de impeachment de Bolsonaro e, agora, apoia Lula (PT) para presidente da República contra seu ex-aliado.

Luísa Mell

Luísa Mell - Patrícia Devoraes e Lucas Ramos / Brazil News. - Patrícia Devoraes e Lucas Ramos / Brazil News.
Luisa Mell
Imagem: Patrícia Devoraes e Lucas Ramos / Brazil News.

A ativista da causa animal, que já posou para fotos ao lado de Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle, foi uma das famosas que estrelou a corrente "virar votos" a favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Cássia Kis

Cássia Kiss - João Cotta/Globo - João Cotta/Globo
Imagem: João Cotta/Globo

O movimento contrário também já foi registrado. Cássia Kis era apoiadora de Lula e chegou a criticar duramente Bolsonaro em relação a sua postura "mimada" durante a pandemia.

Em conversa recente com Splash, a atriz anunciou que votaria no atual presidente.