Topo

Lula x Bolsonaro: sertanejos se dividem, mas deixam claro em quem vão votar

Leonardo e Gusttavo Lima apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) - Reprodução/Twitter
Leonardo e Gusttavo Lima apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Reprodução/Twitter

Gabriel Dias

Colaboração para Splash

18/10/2022 17h00

Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), se reuniu com um grupo de cantores sertanejos que o apoiam na última segunda-feira (17), mas a ausência de Luciano e Xororó chamou a atenção.

Segundo apurou o UOL com pessoas próximas aos sertanejos, os dois são atualmente críticos de Bolsonaro e preferem não comentar sobre política.

Xororó não declara publicamente, mas segue a linha de pensamento político da família. Sandy e Junior Lima, filhos do sertanejo, também não apoiam o atual presidente.

Apesar disso, Bolsonaro tem o apoio da maioria dos cantores sertanejos.

O movimento de apoio foi puxado pelo cantor Gusttavo Lima, que declarou voto no presidente durante show em Miami, nos Estados Unidos. Na apresentação, fez o gesto de "22" com as mãos, em alusão ao número de urna do candidato à reeleição.

Além de Gusttavo Lima, Leonardo, Zezé di Camargo, Chitãozinho, Fernando, da dupla Fernando e Sorocaba, Marrone, da dupla Bruno e Marrone, Sula Miranda, Jorge Henrique, Breno Ferreira, Montenegro e João Lucas estão do lado de Bolsonaro.

Apesar de Bolsonaro ter um desempenho melhor entre sertanejos, Lula reina entre atores e cantores de MPB e pop e tem o apoio de algumas sertanejas, como Lauana Prado e Yasmin Santos.

Veja como se posicionam os cantores do gênero:

Lauana Prado

Lauana Prado - Divulgação - Divulgação
Lauana Prado
Imagem: Divulgação

A goiana Lauana Prado não esconde de ninguém seu voto e fala, em seus shows, em alto e bom som, que seu voto será no PT. Ela chega até a pedir a seu público para fazer o "L", de Lauana e Lula.

Zezé Di Camargo

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo - Reprodução/Instagram/@zezedicamargo - Reprodução/Instagram/@zezedicamargo
O cantor sertanejo Zezé Di Camargo
Imagem: Reprodução/Instagram/@zezedicamargo

O cantor Zezé Di Camargo vem se destacando nos últimos anos como fã do presidente Bolsonaro. Embora não tenha defendido o fechamento do STF, como com frequência faz o mandatário, Zezé foi um entusiasta do voto impresso, fez lives com o Bolsonaro e publicou muitas postagens simpáticas ao presidente.

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Gusttavo Lima
Imagem: Reprodução/Instagram

O cantor Gusttavo Lima declarou apoio ao presidente em um show em Miami, nos EUA. Aos gritos de "mito" — como os apoiadores costumam se referir ao candidato à reeleição —, segurou a bandeira do Brasil e fez o número dois duas vezes com os dedos, formando o "22", legenda do partido de Bolsonaro.

Bruno e Marrone

Bruno e Marrone - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Bruno e Marrone
Imagem: Reprodução / Instagram

Bruno e Marrone também demonstraram apoio à reeleição do atual presidente durante um show. "Então, com certeza é 22 na cabeça e pronto, acabou, não é galera? É [no] primeiro turno", disse Marrone. "Graças a Deus! Isso é a guerra do bem e do mal, pelo amor de Deus. Quem vive sem família? Ninguém vive sem família, não dá nem para nascer, né?", acrescentou Bruno e na sequência a plateia puxou um coro de "mito".

Sorocaba

O cantor Sorocaba, da dupla com Fernando - Reprodução / Instagram / Gabriel Silva - Reprodução / Instagram / Gabriel Silva
O cantor Sorocaba, da dupla com Fernando
Imagem: Reprodução / Instagram / Gabriel Silva

O cantor sertanejo Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, gravou um vídeo em suas redes sociais para confirmar apoio ao presidente. Em seu perfil no Instagram, o músico divulgou um vídeo em que o político agradecia o apoio público.

Em seguida, Sorocaba apareceu do lado de sua esposa, a influenciadora digital Biah Rodrigues, fazendo uma dancinha em favor de Bolsonaro.

"Eu quero agradecer ao apoio, a consideração e dizer que o que eu faço, o que você faz, é para os nossos filhos! A minha vida não é fácil, mas é inerente daquilo que eu busquei fazer lá atrás e mais ainda, eu não me pergunto como consegui chegar até aqui, mas para que cheguei até aqui", disse Bolsonaro no vídeo compartilhado pelo sertanejo.

Zé Neto

Zé Neto - Divulgação - Divulgação
Zé Neto
Imagem: Divulgação

O cantor sertanejo Zé Neto declarou apoio a Bolsonaro durante um show em que carregava a bandeira do Brasil nas costas. Em relato, afirmou ser defensor do agronegócio e que vai defender "nossa bandeira, nossa classe do agro".

Ele ainda acrescentou: "não adianta vir com discurso de que sou rico, lembre-se: antes de chegar até aqui, batalhei muito, com suor, esforço e muitos sacrifícios".

Sérgio Reis

O cantor sertanejo Sérgio Reis - Reprodução/Instagram/@serjaooficial - Reprodução/Instagram/@serjaooficial
O cantor sertanejo Sérgio Reis
Imagem: Reprodução/Instagram/@serjaooficial

Sérgio Reis também é um apoiador declarado de Bolsonaro. No começo de agosto, o cantor teve um vídeo vazado no qual convoca caminhoneiros e a própria população para ir às ruas em defesa do governo e para pedir o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Rick

O cantor Rick, ex-Rick & Renner - Divulgação - Divulgação
O cantor Rick, ex-Rick & Renner
Imagem: Divulgação

O cantor sertanejo Rick Sollo fez uma paródia com o seguinte refrão: "Para não se arrepender depois, meu voto é 22". Sorocaba, da dupla com Fernando, aparece dançando a música "22 é Bolsonaro".