Topo

Bolsonaro ou Lula? Quem os peões de 'A Fazenda 2022' apoiam na política

A Fazenda 2022: Peões na primeira formação de roça - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2022: Peões na primeira formação de roça Imagem: Reprodução/Playplus

Colaboração para Splash, em São Paulo

28/09/2022 10h50

Faltando pouco para as Eleições 2022, Splash fez um levantamento e reuniu as preferências políticas de alguns dos participantes de "A Fazenda 2022" (RecordTV), que não poderão votar este ano por estarem confinados no reality.

Kerline Cardoso, que segue o candidato a presidência Lula nas redes sociais, já falou sobre política em alguns papos no reality. Em uma conversa com Tati Zaqui, a ex-BBB disse que os brasileiros são cegos para muita coisa.

A funkeira perguntou se a peoa acreditava que as pessoas estariam vendo o que acontece na casa. Em resposta a Tati, Kerline disse: "Sei lá, a maioria do Brasil é cega pra algumas coisas. Basta ver nosso presidente".

Alex Gallete declarou ser "fora Bolsonaro" ao postar uma foto recebendo a dose da vacina contra covid-19 e falou da importância da vacinação. "Vacinada! Fora Bolsonaro", escreveu.

Já o Vini Buttel, na noite da primeira festa, em conversa com Iran Malfitano, revelou que já se desentendeu com o seu próprio pai, por ele ser tucano e apoiador do PSDB, enquanto seu pai é seguidor de Lula.

André Marinho, deixou uma leve provocação no ar ao escolher o número 17 durante a primeira prova de fogo no reality. Na ocasião, o peão deu uma indireta após ouvir Deolane Bezerra escolhendo o número 13.

"Trabalhamos com 17, hein?", disse o cantor. O número em questão foi do presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro nas eleições passadas.

Bárbara Borges não expôs sua opinião política nas redes sociais, mas falou da importância da vacinação após contrair covid-19 no início desse ano.

"Eu estou em isolamento na casa do meu irmão desde segunda. Sou a única da casa positiva. Estou cuidando dos sintomas que ainda tenho mas estou bem. Felizmente vacinada", disse, na ocasião.

No Central Splash, a colunista Aline Ramos vasculhou as redes sociais de alguns e, com exceção da petista Deolane Bezerra, não encontrou muita coisa.

É o padrão da maioria dos participantes: ou essa galera já evita seguir porque não quer se posicionar ou deu uma limpa nas redes antes de entrar no confinamento.

A Tiktoker Ruivinha de Marte segue o padrão isentão, mas participou de uma campanha de vacinação. "No atual momento isso diz algo de sua visão de mundo", observou.

O mesmo vale para o ator Thomaz Costa, que não revelou posicionamento, mas foi na direção contrária da Ruivinha. "Ele fez uma live dizendo que não tomaria vacina porque tinha resistência ao Covid. Foi muito enfático, mas alguns meses depois tomou, provavelmente porque participou da 'Ilha Record', que exigia comprovante de vacinação."

A atriz e ex-"Power Couple" Deborah Albuquerque , que já foi chamada de "Barbie Fascista" por ter xingado a ex-presidenta Dilma Rousseff ("ela tenta fugir muito desse vídeo", lembrou Aline), agora xinga apenas quem se recusa a tomar vacina.

Já da dançarina Ellen Cardoso, a Moranguinho, a colunista descobriu uma única relação com um político: uma nota no falecido site Ego, em que ela é comparada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque os dois passaram férias em Fernando de Noronha em algum momento e fizeram fotos debaixo d'água.

Isso foi a única coisa de alguma relação política da Moranguinho. Não dá para saber se isso significa algo. Tirem as suas conclusões.

Uma exceção à regra de manter as redes sociais apolíticas, foi o ator Iran Malfitano. "Todo mundo foi muito cuidadoso para não deixar suas preferências políticas à mostra, mas ele deixou escapulir algo", contou Chico Barney. Aline confirmou:

"Iran Malfitano segue Jair Bolsonaro no Instagram", contou Aline.

Isso destoa da maior parte dos participantes. Todo mundo tirou - ele não.

O que não significa que Malfitano seja um apoiador do presidente Bolsonaro, ponderou Aline.

Fica aquela discussão: seguir o presidente da República significa que você concorda com ele ou apenas quer acompanhar as notícias? Não dá para cravar nada, mas fica o registro.

"O segredo mais mal guardado desta 'Fazenda' é a preferência política de Deloane Bezerra", lembrou Chico Barney, observando que a advogada e influenciadora digital aproveitou a coletiva de imprensa do reality para dar "uma espinafrada" em Sérgio Moro.

A Fazenda 2022: Quem é o maior baba-ovo da edição do reality rural?

Resultado parcial

Total de 631 votos
3,17%
Antonio Chahestian/Record TV
1,43%
Antonio Chahestian/Record TV
1,27%
Antonio Chahestian/Record TV
8,40%
Antonio Chahestian/Record TV
3,33%
Antonio Chahestian/Record TV
4,28%
Antonio Chahestian/Record TV
3,80%
Antonio Chahestian/Record TV
0,48%
Antonio Chahestian/Record TV
0,63%
Antonio Chahestian/Record TV
1,58%
Antonio Chahestian/Record TV
22,19%
Antonio Chahestian/Record TV
0,32%
Antonio Chahestian/Record TV
30,43%
Antonio Chahestian/Record TV
0,79%
Antonio Chahestian/Record TV
2,54%
Antonio Chahestian/Record TV
0,95%
Antonio Chahestian/Record TV
0,63%
Antonio Chahestian/Record TV
2,06%
Antonio Chahestian/Record TV
4,60%
Antonio Chahestian/Record TV
7,13%
Antonio Chahestian/Record TV

A Fazenda 14: Confira os participantes confirmados no reality show rural Quer ver o fogo no feno? Receba direto no canal de Splash no Telegram todas as informações sobre "A Fazenda". Para se inscrever, clique aqui ou procure por "Splash UOL - A Fazenda" e selecione "entrar"

Assista ao documentário 'Realities: o Brasil na TV'