Topo

Rixas no Encontro? O que Patrícia Poeta e Manoel Soares já falaram do boato

Patrícia Poeta e Manoel Soares convivem com boatos de rixa nos bastidores do Encontro - Globo/Fábio Rocha
Patrícia Poeta e Manoel Soares convivem com boatos de rixa nos bastidores do Encontro Imagem: Globo/Fábio Rocha

De Splash, em São Paulo

26/09/2022 04h00

Escolhidos pela TV Globo para assumir o lugar da apresentadora Fátima Bernardes, os jornalistas Patrícia Poeta e Manoel Soares estão à frente do "Encontro" desde 4 de julho deste ano e convivem com fofocas sobre possíveis desavenças nos bastidores e até desejo de deixar a atração.

Inicialmente, ambos os apresentadores optaram em seguir a linha do silêncio para não alimentar os boatos de que o clima entre eles é ruim quando as câmeras estão desligadas. E a TV Globo manteve postura firme alegando estar satisfeita com os jornalistas no projeto das "supermanhãs" do canal.

De duas semanas para cá, no entanto, Patrícia e Manoel vieram a público para informar que o clima está bem nos bastidores do "Encontro" e pediram respeito com o trabalho da equipe da atração.

"Sou humana"

A apresentadora Patrícia Poeta, de 45 anos, foi a primeira a falar abertamente em tom de desabafo sobre as críticas e boatos relacionados ao "Encontro".

Por meio de uma carta publicada no Instagram, a jornalista disse que se cansou de aguentar calada os "ataques maldosos e mentiras descabidas" e pediu respeito por ter lutado para chegar ao posto de apresentadora de programa diário.

Durante mais de 60 dias fiquei calada. Engoli a seco ataques maldosos e mentiras descabidas ditas por pessoas irresponsáveis. Mas agora chega! Basta! Sou humana. Sou mulher. Batalhadora e, sinceramente, merecedora de cada conquista até aqui. Quem me conhece sabe disso. Afinal, são 25 anos trabalhando duro, me dedicando e nunca fazendo mal a ninguém. Pelo contrário.
Patrícia Poeta

A jornalista afirmou não se importar com as críticas pelo desempenho no comando do "Encontro", mas lamentou que "mentiras são contadas" sem saber a verdade.

Lidar com críticas eu aceito, afinal quando colocamos o rosto na TV, sabemos que isso pode acontecer. Agora, mentiras: não suporto. Até porque uma mentira contada várias vezes, acaba virando verdade, mesmo não sendo. Mentiras baixas. Se posso dar um conselho com essa experiência: não apedreje uma pessoa sem saber quem ela é de verdade.
Patrícia Poeta

Ela encerrou sua manifestação dizendo ser grata a todos que trabalham ao seu lado e declarou não desejar o mal de ninguém, nem os que "falam mentiras" a seu respeito.

Meus parceiros, nossa equipe, um grupo unido para um bem maior: o público. Termino aqui lembrando que nós mulheres somos capazes de chegar aonde quisermos, deixando para trás aqueles que nos diminuem, tentam desmerecer nossas conquistas ou impedir de chegarmos mais longe. Aos meus colegas de trabalho e ao público, mais uma vez, o meu muito obrigada. Juntos somos mais fortes, nessa corrente do bem. Aos mentirosos: não desejo mal, não. Desejo apenas que nunca sejam vítimas do mal que provocam. É muito doloroso. Com amor, PP.
Patrícia Poeta

"Perda de tempo"

Diferentemente da companheira de "Encontro", o jornalista Manoel Soares, de 43 anos, optou em usar uma entrevista à revista Poder para afirmar que os boatos de desentendimentos nos bastidores da atração global não procedem.

O Brasil tem tantas urgências a serem tratadas que seria falta de responsabilidade jornalística se nós perdêssemos tempo dando atenção para pseudorrusgas que existam. Obviamente, tanto eu como a Patrícia temos visões de mundo que se conectam, senão não estaríamos trabalhando no mesmo programa.
Manoel Soares

Conhecido por abordar questões sobre o debate racial, o ator diz não querer se limitar a esse assunto. "A última coisa que eu quero é ter que conversar com as pessoas só sobre a questão racial. Gosto de falar de música, de beleza, de moda, mas não tenho como falar disso enquanto um policial que pisa no pescoço de uma mulher negra, em uma cena gravada, é absolvido", concluiu.

Ainda no fim de agosto, Manoel Soares tomou conhecimento de que o colunista Alessandro Lo-Bianco, do "A Tarde é Sua" (RedeTV!), informou que ele havia pedido para se desligar da atração após um bate-boca com Patrícia Poeta.

Ele, então, usou seu perfil no Twitter para avisar que não havia feito nem um pedido para deixar o "Encontro".

Splash procurou à TV Globo em todas as crises especuladas entre os apresentadores na imprensa e sempre recebeu a resposta que "as histórias não procediam".

Críticas a Manoel Soares

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, de Splash, o apresentador Manoel Soares possui queixas internas na TV Globo por desrespeito a colegas de trabalho.

Todos concordaram em falar sob anonimato e classificaram o coapresentador como "deselegante", "folgado" e "grosso" com colegas --especialmente mulheres. Não foram feitos, no entanto, registros formais sobre tais comportamentos.

Segundo essas pessoas, ele cria um clima pesado nos bastidores desde que era repórter no programa, então apresentado por Fátima Bernardes. Ele começou a participar da atração em 2017. Com o tempo, disse um ex-funcionário, a equipe se aborreceu tanto que ele acabou fazendo cada vez menos participações, até ser transferido para o "É de Casa", em 2020.

A coluna procurou Manoel Soares e a TV Globo para apurar os casos. A emissora divulgou nota em que diz que não comenta as queixas nos bastidores e que está feliz com os resultados do "Encontro".

Com relação às queixas mencionadas, não comentamos questões dessa natureza. "Sobre a performance do programa e de seus apresentadores, é importante repetirmos que estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto 'Super Manhãs' da TV Globo, que inclui o 'Encontro'. Em agosto, o programa teve sua maior audiência mensal em quatro meses (desde abril), e o maior share de sua história (desde a estreia em jun/2012), em São Paulo: 8 pontos com 28% de participação.
informou por meio de nota a TV Globo.

Já Manoel Soares optou em não se manifestar sobre as acusações apuradas pelo colunista de Splash.