Topo

Dietas, laser, Kanye West: o que motivou o emagrecimento de Kim Kardashian?

Kim Kardashian exibe corpo magro após término com Kanye West - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian exibe corpo magro após término com Kanye West Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

25/09/2022 04h00

Em maio deste ano, Kim Kardashian levantou polêmicas ao aparecer no Met Gala, o "Oscar da moda", com o vestido que Marilyn Monroe usou em 1962 para cantar parabéns para o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

Na ocasião, a controvérsia e as discussões giraram em torno da diferença dos corpos e da questão ética: era correto tirar uma peça histórica de um museu para ser usada por uma celebridade em um tapete vermelho?

Meses depois, o corpo de Kardashian volta aos holofotes, assusta fãs e curiosos e dá desdobramento para uma nova questão.

A empresária de 41 anos surgiu muito mais magra em uma entrevista para o programa "The Late Late Show with James Corden" no último dia 14 de setembro. As imagens geraram uma onda de comentários sobre a transformação radical de seu corpo e a influência de celebridades na busca por padrões.

Por isso, o que começou ainda no Met Gala, quando a dieta rigorosa de Kim gerou preocupações e críticas, agora assume ares mais sérios. Afinal de contas, o que está por trás do emagrecimento de Kim Kardashian?

Sete quilos em três semanas

Embora o susto que tomou conta das redes sociais venha da comparação do "antes e depois" de Kim, suas mudanças foram graduais nos últimos meses.

Mesmo assim, tudo começou a ganhar atenção no Met Gala. Diante dos debates, Kim concedeu entrevistas e falou das restrições alimentares que impôs a si mesma a fim de caber no vestido de Marilyn. Ela contou que perdeu aproximadamente 7 kg em um curto espaço de três semanas ao se privar de carboidratos e açúcares. As declarações moveram um debate sobre os perigos de se incentivar dietas restritivas.

kim met gala - Dimitrios Kambouris - Dimitrios Kambouris
Kim Kardashian (à esquerda) usa o vestido que Marilyn Monroe vestiu para cantar 'Happy birthday, Mr President' para John F Kennedy em 1962
Imagem: Dimitrios Kambouris

"Caminhar em um tapete vermelho e dar uma entrevista em que você diz o quanto está com fome... Porque você não comeu carboidratos no último mês, tudo isso para caber na p*rra de um vestido?", questionou, em tom de crítica, a atriz Lili Reinhart ("Riverdale"), de 25 anos.

"Muitas pessoas vão ler e assistir, especialmente pessoas com distúrbios alimentares ou jovens mulheres, e vão achar que fazer isso é possível, ou necessário. Não é uma maneira sustentável de se viver", explicou à BBC a nutricionista Nichola Ludlam-Raine.

Desde então, Kim rebateu e comparou sua perda de peso ao trabalho de um ator se preparando para um novo papel. "Para mim, é tipo: Christian Bale pode fazer isso para um filme e é aceitável. Até Renée Zellweger ganhou peso para um papel. É a mesma coisa", disse ao jornal New York Times.

Mas por que a transformação de Kim é tão chocante?

O grande choque se deu porque as Kardashian, desde que despontaram no universo das celebridades, ficaram conhecidas por exaltarem as curvas e serem adeptas a corpos que valorizam seios e bumbum grandes, dando vazão a um padrão de beleza diferente daquele que foi cultuado no início dos anos 2000. Com a busca de Kim pela magreza, o público nota uma transformação no que sua imagem representa.

Rumores sobre procedimentos estéticos e intervenções cirúrgicas sugerem que a mãe de North, Saint, Chicago e Psalm teria feito muitas alterações em seu corpo ao longo dos anos. Embora a própria empresária tenha confessado apenas algumas das cirurgias, uma transformação de seu corpo diante das câmeras, seja por dietas ou por intervenções, é notável.

No rosto, Kim admite apenas ter feito botox, e nega qualquer boato de cirurgia no nariz ou preenchimento nos lábios ou bochechas. Ela diz que seu segredo é outro.

"Eu me importo verdadeiramente com a minha beleza", afirmou para a revista Allure em uma matéria de capa de agosto deste ano.

"Provavelmente me importo mais do que 90% das pessoas do planeta. Não é fácil quando você é mãe e está exausta no fim do dia, ou está na escola, e eu estou em tudo isso. Eu faço meus tratamentos estéticos geralmente no fim da noite. Quando todos estão na cama, estou fazendo tratamentos com laser."

Quanto ao corpo, Kim já admitiu ter feito preenchimento no bumbum (segundo ela, apenas por causa do tratamento de psoríase), ter mexido no umbigo após ter dado à luz os filhos mais velhos, North e Saint, além de remoção de pelos a laser (no pescoço e na testa) e tratamentos também a laser na pele, para eliminar manchas e flacidez.

Um dos tratamentos que mais causaram choque foi uma intervenção que ela fez para apertar o estômago, algo que considerou transformador. "Essa é uma virada de jogo! Fiz laser Morpheus para apertar o meu estômago", escreveu em uma publicação no Stories do Instagram, exibindo o abdômen avermelhado. "Acho que esse é o meu tratamento favorito. É doloroso, mas vale a pena."

Kim K - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian fez procedimento a laser para apertar estômago
Imagem: Reprodução/Instagram

Controle e obsessão com imagem

Quando falamos de Kim Kardashian, é importante citar que a preocupação da socialite com sua imagem está ligada à forma como ela está presente na mídia e como sua fama foi construída.

Embora a própria Kim diga que "deu uma relaxada nos últimos anos", e que ficou mais tranquila em relação à auto-imagem, manter-se "em dia com as Kardashian" no reality show que a família protagonizou por 20 temporadas era sinônimo de acompanhar rotinas basicamente focadas em imagem e percepção midiática.

Ao longo dos anos, o "Keeping Up With the Kardashians" foi amplamente criticado por enfatizar um tipo de fama que priorizava a presença na mídia acima de qualquer tema ou discussão relevante. Por isso, a fama das Kardashian foi relacionada a algo "vazio", sobretudo porque criou-se a impressão de que o programa fabricava dramas e situações para gerar assunto.

Dessa forma, todos os aspectos das vidas pessoais, tanto de Kim, quanto de suas irmãs, sempre ficaram sujeitos ao escrutínio público, e tudo apenas se intensificou quando a mais velha iniciou o relacionamento com Kanye West.

Kimye - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian e Kanye West: rapper tinha controle sobre roupas usadas pela ex esposa
Imagem: Reprodução/Instagram

Kim e Kanye começaram a namorar em 2012, pouco tempo depois de ela anunciar o fim do breve casamento com o jogador de basquete Kris Humphries. Depois de quase sete anos, quatro filhos e uma vida pública um tanto agitada, o casamento chegou ao fim oficialmente em março deste ano, mais de um ano depois de ela dar entrada no pedidode divórcio, em fevereiro de 2021.

Um dos aspectos mais controversos do relacionamento entre eles, no entanto, tem relação com a aparente obsessão do rapper com a imagem e o corpo de Kim.

Teoricamente, isso seria fundamentado no apreço do rapper por moda e estilo. Segundo Kim, em algum momento do casamento ele até cogitou largar o mundo da música para se dedicar integralmente a ser o estilista pessoal dela.

Após o término e as reações extremas de Ye ao namoro de Kim com Pete Davidson, muitos fãs começaram a observar qual era o comportamento dele no casal durante o relacionamento. Clipes e compilados de brigas e discussões que apareceram no "Keeping Up With the Kardashians", das mais sérias às mais triviais, começaram a viralizar no YouTube.

Com isso, ficou evidente que o rapper tentava controlar a imagem dela e as roupas que a mulher vestia. Uma discussão particular sobre o vestido escolhido por Kardashian para o Met Gala de 2019 chamou bastante atenção.

A peça, que acabou se tornando uma das mais comentadas daquele ano, não foi muito do agrado de Ye. Na noite anterior ao baile, o cantor disse à então esposa que o vestido era "muito sexy", e que afetava negativamente sua alma.

mugler dress - Reprodução/Instagram/@kimkardashian - Reprodução/Instagram/@kimkardashian
Kim Kardashian no Met Gala em 2019
Imagem: Reprodução/Instagram/@kimkardashian

"Eu sinto que passei por essa transição de ser um rapper, olhando para todas as garotas e olhando para minha esposa e pensando: Minha garota precisa ser como todas as outras, mostrando o corpo, mostrando isso e aquilo", ele declarou, explicando por que estava descontente com o quão "revelador" considerava o vestido, e que isso era um problema para ele enquanto pai e marido.

Kim rebate: "Você me transformou nessa pessoa sexy e confiante, e só porque você está nessa jornada de transformação, não significa que eu esteja no mesmo lugar que você."

No entanto, nada disso era realmente novo. A influência de Ye no estilo de Kim teria se iniciado poucos meses depois de os dois começarem a namorar, quando ele criticou o estilo de Kim e a fez mudar todo o guarda-roupas.

"Eu sempre achei que eu me vestia bem, até que conheci o meu marido e ele disse que eu tinha o pior estilo", relembrou em 2018 em entrevista à W Magazine. "Ele limpou todo o meu closet." Na ocasião, ela conta que foi às lágrimas quando ele a fez jogar fora quase 250 pares de sapatos.

A suposta obsessão de West por controlar a imagem de seus interesses amorosos parece ter continuado depois do término com Kim. Durante o breve romance do rapper com a atriz Julia Fox, há sinais de que ele pode ter reprisado o comportamento anterior. Em janeiro deste ano, ela escreveu para o portal Interview sobre um encontro que os dois tiveram:

"No restaurante, Ye dirigiu uma sessão de fotos para mim enquanto as pessoas jantavam. O restaurante inteiro amou e vibrou conosco. Depois do jantar, ele tinha uma surpresa para mim. Ye encheu uma suíte de hotel com roupas. Era o sonho de toda garota. Parecia um momento Cinderela."

A vida pós Ye

A transformação nas vestimentas de Kim foi observada por seguidores nas redes sociais desde que ela pediu o divórcio, quando começou a reaparecer usando roupas coloridas e com estampas, relembrando o estilo que a marcava antes de se relacionar com Kanye West.

kim k - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian: emagrecimento rápido gera preocupaçações nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

Por isso, observa-se que as mudanças no corpo de Kim, pautadas no seu emagrecimento, seriam motivadas por uma tentativa de retomar sua autonomia após o fim do casamento.

Embora Kim reforce que todas as suas dietas são saudáveis e os procedimentos acompanhados de forma segura, há uma preocupação com as tendências da volta dos corpos magros padronizados, algo que é diretamente influenciado por personalidades como ela e redes sociais como o TikTok.

No Twitter, a autora norte-americana Lecia Michelle faz um desabafo em tom de alerta: "Eu gostaria que as pessoas parassem de reportar sobre a perda de peso de Kim Kardashian ignorando o fato de ela ter aumentado praticamente todas as partes de seu corpo ao ponto de mal parecer humana."

"Eu odeio Kim Kardashian ainda mais por promover sua maldita dieta restritiva e achar que não há nada de errado com isso. Se você pesquisa o nome dela a primeira coisa que aparece é 'dieta de emagrecimento', e isso é assustador", completou outro usuário do Twitter.

O personal trainer da estrela, no entanto, se pronunciou ao TMZ para defender a dieta de sua cliente.

"Ela trabalha duro. Eu estava lá durante todo o processo, e ela não estava passando fome", declarou, alegando que é possível perder peso rápido de forma saudável.