Topo

Morte de esposa fez ator de 'Querida, Encolhi as Crianças' pausar carreira

Rick Moranis em uma de suas raras aparições públicas, em 2017, durante estreia de peça - Walter McBride/WireImage
Rick Moranis em uma de suas raras aparições públicas, em 2017, durante estreia de peça Imagem: Walter McBride/WireImage

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

10/07/2022 04h00

Rick Moranis foi um dos principais nomes do cinema de comédia entre 1980 e 1990. O ator foi protagonista de diversas produções, como "Querida, Encolhi as Crianças" (1989) e "Caça-Fantasmas" (1984), e contava com uma carreira em ascensão, mas acabou deixando o sucesso de lado.

No auge, durante as gravações de "Querida, Encolhi as Crianças", a esposa de Moranis, a maquiadora Ann Belsky, com quem ele tinha se casado em 1986, descobriu que estava com câncer de mama.

Para cuidar da esposa durante o tratamento da doença, o ator se afastou dos trabalhos e se concentrou em sua família. Pouco tempo depois, em 1991, Ann morreu, aos 34 anos.

O casal tinha dois filhos, Rachel e Mitchell Moranis, que hoje é comediante. À época, as crianças tinham três anos, e Rick pausou a carreira para se dedicar à família. Ele voltou aos poucos a trabalhar em filmes, como "Querida, Estiquei o Bebê" (1992) e "Os Flintstones: O Filme" (1994).

Sua última produção foi "Querida, Encolhi a Gente" (1997), que chegou apenas em VHS. Depois do lançamento, Rick Moranis entendeu que, por ser um pai solo, precisava dar mais atenção aos filhos e a carreira no cinema estava atrapalhando.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o artista contou ter descoberto ser muito difícil "criar meus filhos e viajar para fazer filmes".

Então, fiz uma pausa. Esta pequena pausa se transformou em uma pausa longa, e então descobri que realmente não sentia falta.

Desde então, Rick apenas dublou animações, como "Irmão Urso" (2003). Em 2008, ele fez uma pausa ainda maior na carreira, voltando apenas em 2018, quando emprestou a voz a um personagem de "Os Goldberg".

Ao programa Bullseye with Jesse Thorn, em 2013, Rick Moranis explicou o porquê decidiu parar de vez com a atuação. "A minha opção de ser o pai que fica em casa com os filhos talvez não carregasse tanto significado se eu fosse uma pessoa comum que de repente pensou: 'Eu ficarei mais tempo em casa'. [...]"

"Mas porque eu era uma celebridade e estava no auge da carreira, minha decisão deixava as pessoas intrigadas. [...] Era somente o meu trabalho e era hora de eu fazer um ajuste. Eu não joguei fora minha criatividade. Eu a apliquei em minha casa, aos meus filhos e à minha família. Sou a mesma pessoa. Não mudei. Eu só mudei o meu foco".

Rick Moranis em cena em "Os Caça-Fantasmas" (1984); ator não quis voltar à saga de filmes - Divulgação - Divulgação
Rick Moranis em cena em "Os Caça-Fantasmas" (1984); ator não quis voltar à saga de filmes
Imagem: Divulgação

Em 2016, ele foi convidado a fazer uma participação no filme "Caça-Fantasmas: Mais Além", mas se recusou a viver Louis Tully novamente.

No entanto, para o choque dos fãs, o ator sairá da aposentadoria em breve. Ele estará em "Shrunk", uma sequência de "Querida, Encolhi as Crianças". Ainda não há previsão de estreia para o longa, mas se sabe que será dirigido por Joe Johnston e terá Josh Gad no elenco, que revelou em 2021 que as gravações começaram este ano.