Topo

ANÁLISE

Juliette, Maisa, Luva de Pedreiro: quem são os 'intocáveis' da internet?

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/06/2022 04h00

Muitos fãs e famosos saíram em defesa de Maisa nas redes sociais após Sonia Abrão não concordar com a possibilidade de escalação da jovem como âncora no retorno do "Vídeo Show" (Globo).

A apresentadora do programa "A Tarde É Sua" (RedeTV!) disse que Maisa é "chata", "antipática" e que "não se saiu bem no programa que fez no SBT". Essa não é a primeira vez que críticas a figuras famosas revoltam a internet.

O "Central Splash" analisou casos de outros famosos considerados "intocáveis" no tribunal das redes sociais. Entre eles Juliette, Casimiro, Arthur Aguiar e Luva de Pedreiro.

No mês passado, por exemplo, uma fala da atriz Samantha Schmutz gerou muita polêmica por questionar se Juliette, que investiu na carreira como cantora após vencer o "BBB 21", é artista.

Para o colunista de Splash Lucas Pasin, é importante que as críticas a famosos sejam baseadas em bons argumentos.

Quando você vai criticar algum famoso, você tem que ter argumentos. Falar que fulano é insuportável e que não merece fama sem ter justificativa soa como algo pessoal.

O colunista lembra que no caso de sua coluna, em que é feito um processo de apuração jornalística dos fatos, ainda assim há o risco de ser alvo do tribunal da internet.

Isso ocorre, segundo a também colunista Aline Ramos, porque as pessoas são movidas à emoção e encaram críticas a pessoas que elas admiram como se fosse algo pessoal ao ego delas.

As pessoas têm uma relação emocional muito forte e quando há alguma crítica sentem como se tivesse falado da própria pessoa (...) Nessa mistura de identidade com gosto, as pessoas se sentem pessoalmente ofendidas.

Chico Barney acrescenta que a dificuldade de lidar com opiniões diferentes sobre famosos passa por uma questão geracional também, já que com a internet as pessoas consomem apenas o que gostam e não estão abertas a visões diferentes sobre as mesmas coisas.

Uma das coisas mais legais é ouvir opiniões diferentes e a discordância é saudável. Quanto mais opiniões diferentes e embasadas, a gente só tem a ganhar.

'Central Splash'

Comandado por Chico Barney no YouTube (e no TikTok e no Twitter) de Splash, o "Splash Show" de quarta cresceu, ganhou um novo nome e uma faixa em horário quase-nobre só para ele.

No "Central Splash", de segunda a sexta-feira, sempre às 18h, o colunista se junta aos colegas Aline Ramos, Leandro Carneiro e Lucas Pasin para discutir tudo o que está bombando nos realitys shows, TV e na vida das celebridades e subcelebridades.