Topo

ANÁLISE

Aline Ramos: 'Apelo feminino em Pantanal está na atitude em vez do corpo'

Colaboração para Splash, em Sâo Paulo

07/06/2022 15h29

A primeira versão de "Pantanal", exibida em 1990 pela TV Manchete, ficou conhecida sobretudo pelas cenas de nudez como as dos banhos da protagonista Juma (Cristiana Oliveira) no rio. Mas a sexualização das mulheres na trama parece não ter sido herdada pelo remake da TV Globo.

O Splash Vê TV de hoje (7) analisou como na nova versão a sensualidade está focada nos homens, enquanto as mulheres se destacam por seus comportamentos.

Se a gente estava acostumado com personagens femininas que eram mais superficiais e que viviam em função dos homens, dessa vez não é assim. Elas se relacionam com os homens, mas as histórias delas são mais complexas Por mais que elas sejam mulheres com apelo sexual, o apelo delas está muito na atitude e não necessariamente no corpo. Aline Ramos, colunista de Splash

No remake não são raras as cenas em que os peões da fazenda de José Leôncio aparecem sem camisa, como Tadeu (José Loreto) e Zé Lucas (Irandhir Santos).

A primeira versão tinha muitas cenas de nudez, as mulheres estavam com o corpo mais à mostra. Dessa vez, a coisa está mais velada. Você vê mais a exposição do corpo masculino que o feminino. As mulheres estão com muitas questões existenciais e familiares para resolver. Marcelle Carvalho, colunista de Splash e apresentadora do "Vê TV"

A história de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) é uma das que mais têm chamado a atenção do público, que torceu pela liberdade da mulher submissa ao marido Tenório (Murilo Benício). Para Aline Ramos, ela é um exemplo da complexidade das mulheres da trama.

Toda a história de como ela é submissa, descobre que o Tenório tem outra família, se rebela, depois volta à submissão e se rende ao desejo de ficar com outro homem e ser desejada é somente sobre ela. O Levi (Leandro Lima) está ali apenas como alguém que serve para essa narrativa.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Marcelle Carvalho, ao lado de Aline Ramos e Cristina Padiglione, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.

Elenco de 1990 x elenco de 2022: quem é quem em 'Pantanal'