Topo

Lilian Ribeiro comemora fim da radioterapia contra câncer após sete meses

Lilian Ribeiro celebra fim da 25ª sessão de radioterapia contra câncer de mama - Reprodução/Instagram
Lilian Ribeiro celebra fim da 25ª sessão de radioterapia contra câncer de mama Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

11/05/2022 21h54

A jornalista Lilian Ribeiro, de 37 anos, da GloboNews, comemorou o fim da radioterapia para o tratamento contra o câncer de mama. Em um vídeo compartilhado em uma rede social, ela mostrou a empolgação após os sete meses de procedimento no combate da doença.

Em um vídeo compartilhado no Instagram, a jornalista aparece tocando uma reprodução no Youtube com o som de um sininho de papai Noel. Empolgada, ela grita para dizer que a radioterapia terminou. "Acabou. Musiquinha de papai Noel. Vambora", disse ela.

Na legenda, Lilian comentou sobre o processo ao longo desses meses e também agradeceu a todos que a acompanharam nesse momento. "Acabou! Vigésima quinta sessão de radioterapia! Sete meses de tratamento e esse dia chegou! Obrigada a Deus, família, amigos e a tantos que eu nem conheço, mas pediram por mim nesse tempo. Muito obrigada!", disse ela.

Após a publicação, inúmeros amigos de ofício comemoraram o fim do tratamento do câncer de Lilian. Aline Midlej escreveu: "Viva! Saúde e amor sem fim, minha amiga!". Fátima Bernardes disse "que alegria". Camila Bomfim, repórter da Globo em Brasília, também celebrou. "Viva! Que notícia maravilhosa", disse.

A jornalista foi diagnosticada com um câncer de mama em outubro do ano passado e revelou a doença ao vivo no "Em Pauta" (GloboNews). No programa, ela admitiu que não está fácil, mas que "seguimos em frente".

Você deve ter reparado que eu estou com um visual um pouquinho diferente e eu quero muito dividir com você o motivo. No dia 1º de outubro eu fui diagnosticada com câncer de mama. É difícil, não é fácil. Estou me tratando, me cuidando. Comecei a fazer quimioterapia e estou me saindo bem, segundo os médicos. Algumas reações são um pouco chatas, mas seguimos em frente. Como boa parte das pessoas que fazem a quimioterapia, perdi os meus cabelos Lilian Ribeiro

"Neste processo a caminho da cura, eu vou aparecer assim na tela da GloboNews. Queria muito que esse lenço fosse uma lembrança do fato que estou fazendo o melhor por mim, e isso inclui estar aqui. Inclusive com a orientação dos meus médicos, que destacaram que estar aqui trabalhando também me ajuda", acrescentou.

Em uma live com a apresentadora Ana Furtado, 48, que também enfrentou a doença há alguns anos, recordou a ocasião em que teve o diagnóstico da doença confirmado. "É muito duro. Uma sensação de impotência, uma sensação de que você não tem controle sobre isso. Vão te associar com falta de saúde, com fragilidade — e sempre fui forte, sempre tive que ser muito forte", desabafou.

Como muitas pacientes, Lilian optou por raspar o cabelo para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia. "A queda de cabelo é um sinal flagrante de fragilidade que eu não pertenço e não gostaria de pertencer. Na hora que você fica careca, você externa [a doença] para todo mundo."

"Eu trabalho com imagem, então não tinha como chegar na TV e não contar o que estava acontecendo. Até me preparei, quando decidi levar para direção da Globo News a possibilidade de usar lenço [no ar] - porque eu queria continuar vivendo enquanto me tratava", explicou a comunicadora.

Para Lilian, o apoio não só dos amigos e dos familiares, mas também dos fãs, foi fundamental para que ela pudesse encarar os desafios do câncer de uma forma menos angustiante. "O que veio foi uma avalanche de amor e de apoio. Me senti muito afagada", conta.