Topo

'Na hora que você fica careca, você externa a doença', diz Lilian Ribeiro

Lilian Ribeiro conversou com Ana Furtado em live nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Lilian Ribeiro conversou com Ana Furtado em live nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash

16/03/2022 21h53

A jornalista Lilian Ribeiro, 37 anos, participou hoje de uma live com a apresentadora Ana Furtado, 48, nas redes sociais. O tema central do diálogo foi o câncer de ama, que Lílian está enfrentando atualmente e que Furtado superou há alguns anos.

Em um dos momentos do encontro virtual, a profissional da Globo News recordou a ocasião em que teve o diagnóstico da doença confirmado. "É muito duro. Uma sensação de impotência, uma sensação de que você não tem controle sobre isso. Vão te associar com falta de saúde, com fragilidade — e sempre fui forte, sempre tive que ser muito forte", desabafou.

Como muitas pacientes, Lilian optou por raspar o cabelo para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia. "A queda de cabelo é um sinal flagrante de fragilidade que eu não pertenço e não gostaria de pertencer. Na hora que você fica careca, você externa [a doença] para todo mundo."

"Eu trabalho com imagem, então não tinha como chegar na TV e não contar o que estava acontecendo. Até me preparei, quando decidi levar para direção da Globo News a possibilidade de usar lenço [no ar] - porque eu queria continuar vivendo enquanto me tratava", explicou a comunicadora.

Para Lilian, o apoio não só dos amigos e dos familiares, mas também dos fãs, foi fundamental para que ela pudesse encarar os desafios do câncer de uma forma menos angustiante. "O que veio foi uma avalanche de amor e de apoio. Me senti muito afagada", conta.