Topo

Apaixonado por TV e viagens: quem é o jornalista da Globo esfaqueado no DF

Gabriel Luiz trabalha na TV Globo de Brasília há seis anos - Reprodução/Instagram
Gabriel Luiz trabalha na TV Globo de Brasília há seis anos Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

15/04/2022 12h46Atualizada em 15/04/2022 13h01

O jornalista Gabriel Luiz, 29, foi esfaqueado na noite de ontem, próximo à sua casa, no Sudoeste, região administrativa do Distrito Federal. Funcionário da TV Globo há mais de seis anos, ele atua as funções de editor e repórter dos telejornais locais de Brasília ("Bom Dia DF", "DF1" e "DF2").

Segundo o último boletim médico, ele foi submetido a intervenções cirúrgicas na madrugada de hoje e encontra-se, atualmente, na UTI, no pós-operatório, em estado grave, mas estável. O jornalista está consciente e já recebeu visita do pai.

A Polícia Militar informou que procura os responsáveis pelo crime e que dois homens são suspeitos. A Polícia Civil investiga as circunstâncias e a motivação do ataque, ainda desconhecida. A corporação trabalha com a hipótese de tentativa de latrocínio, mas não descarta tentativa de homicídio doloso.

Carreira

Segundo apresentação no Linkedin, rede social direcionada para a área profissional, Gabriel Luiz cursou jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília) de 2011 a 2014 e atua na área há mais de dez anos.

No início de trajetória, ele começou a trabalhar como repórter estagiário do jornal Correio Braziliense e depois de sete meses se mudou para trabalhar na rádio CBN, chegando à TV Globo no último ano de graduação.

O profissional fez estágio de dez meses na emissora da família Marinho e participou ativamente na produção conteúdo para o canal GloboNews e o portal G1. Após concluir o ensino superior, ele foi repórter de cidades e economia no Correio Braziliense e de política no portal Metrópoles.

Gabriel Luiz retornou à TV Globo do DF em 2015 e passou a trabalhar como repórter de cobertura de notícias locais. Em quatro anos, ele ganhou a promoção para o cargo de editor de notícias e seguiu sendo rosto cativo na televisão local com informações do dia a dia.

O jornalista, inclusive, havia comemorado nas redes sociais, na última quarta-feira (13), o aniversário de três anos como editor de notícias em um dos telejornais locais da emissora.

Paixões

O que mais se encontra nas redes sociais de Gabriel Luiz são fotos de seu dia a dia no trabalho. Ele não esconde a paixão pelo jornalismo e o desafio de trabalhar na televisão.

No início de março, por exemplo, ele vibrou por estar completando cinco anos de trabalho na TV. "Cinco anos desde o primeiro "vai". O frio na barriga é o mesmo. Por outro lado, já perdi a conta de quantas matérias já fiz, quantas pessoas já entrevistei", escreveu ele.

Outro clique exibe o jornalista em um estúdio de chroma key verde fazendo a gravação de um material em vídeo.

Curtir a vida

Gabriel Luiz também divide com seus seguidores que também tem outro conhecimento especial: sabe aproveitar a vida. Ele compartilha vídeos e fotos de passeios turísticos e noites de curtições com os amigos.

Os cliques são carregados por legendas poéticas do jornalista. Os registros fotográficos, em sua maioria, são de lugares exóticos.

Rede Globo lamenta ataque

Em nota, a Globo afirmou lamentar o ocorrido. A empresa disse ainda que aguarda as investigações da polícia. "A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível".

Repercussão

Por meio de suas redes sociais, jornalistas e amigos prestaram solidariedade a Gabriel Luiz.

"Todas as minhas orações, o meu carinho e a minha solidariedade ao amigo Gabriel Luiz. Tenho certeza que ele vai sair dessa e daqui a pouco vai estar sorrindo com a gente. Fica bem logo", escreveu a editora-chefe do portal R7, Kelly Almeida.

"Minha solidariedade ao colega Gabriel Luiz, editor do telejornal DFTV", disse Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Braziliense. O jornalista Xico Sá também se manifestou: "Toda solidariedade e fé na recuperação do jornalista Gabriel Luiz".