Topo

Jornalista da Globo leva facadas e é operado no DF; estado é grave

Jornalista Gabriel Luiz, 29, foi esfaqueado enquanto chegava em casa, num bairro de classe média do DF - Reprodução/Redes sociais
Jornalista Gabriel Luiz, 29, foi esfaqueado enquanto chegava em casa, num bairro de classe média do DF Imagem: Reprodução/Redes sociais

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

15/04/2022 08h01

O jornalista da TV Globo Gabriel Luiz, 29 anos, foi esfaqueado no fim da noite de ontem, quando chegava em casa, no Sudoeste, região administrativa do Distrito Federal. Ele foi levado ao Hospital de Base de Brasília, onde foi atendido com hemorragia.

Segundo boletim médico, ele foi transferido para uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) depois de ser submetido a cirurgias. O estado de saúde é considerado grave, com risco de morte, porém estável. Gabriel está intubado e deve ser transferido para um hospital particular.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que o jornalista sofreu perfuração no abdômen, no pescoço e na perna esquerda, além de ferimentos no tórax, nos braços, na mão, nos pulsos, nas pernas e no pescoço. Foram cerca de dez golpes desferidos contra Gabriel.

gabriel luiz - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Gabriel Luiz (Foto: Reprodução/TV Globo)
Imagem: Reprodução / Internet

"No local, a equipe encontrou Gabriel sentado debaixo de uma marquise, tentando conter o sangramento. Devido à proximidade do Grupamento de Bombeiros do Sudoeste e o local do atendimento, chegamos rápido, fato que reduziu a perda de sangue", afirmou a corporação militar.

A Polícia Militar informou que procura os responsáveis pelo crime e que dois homens são suspeitos. A Polícia Civil investiga as circunstâncias e a motivação do ataque. A corporação trabalha com a hipótese de tentativa de latrocínio, mas não descarta tentativa de homicídio doloso.

No local do crime foram encontradas uma carteira e a faca que teria sido usada no crime. O celular de Gabriel, que não havia sido achado inicialmente, foi encontrado por um morador na manhã de hoje.

Segundo a administração do edifício em que ele mora, o jornalista havia saído a pé para ir a um comércio local.

Rede Globo lamenta ataque

Formado em jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília), Gabriel foi repórter de cidades e economia no Correio Braziliense e de política no portal Metrópoles antes de ser contratado pela Globo no Distrito Federal.

Em suas redes sociais, o jornalista havia comemorado na quarta-feira (13) o aniversário de três anos como editor de notícias em um dos telejornais locais da emissora.

Em nota, a Globo afirmou lamentar o ocorrido. A empresa disse ainda que aguarda as investigações da polícia. "A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível".

Repercussão

Por meio de suas redes sociais, jornalistas e amigos prestaram solidariedade a Gabriel Luiz.

"Todas as minhas orações, o meu carinho e a minha solidariedade ao amigo Gabriel Luiz. Tenho certeza que ele vai sair dessa e daqui a pouco vai estar sorrindo com a gente. Fica bem logo", escreveu a editora-chefe do portal R7, Kelly Almeida.

"Minha solidariedade ao colega Gabriel Luiz, editor do telejornal DFTV", disse Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Braziliense. O jornalista Xico Sá também se manifestou: "Toda solidariedade e fé na recuperação do jornalista Gabriel Luiz".