Topo

Depois de 'Morbius' e 'Venom', universo Homem-Aranha ainda tem salvação?

Cartaz de "Morbius" - Sony Pictures/Divulgação
Cartaz de 'Morbius' Imagem: Sony Pictures/Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

07/04/2022 04h00

Desde que a Sony Pictures entrou em uma disputa com a Marvel Studios para tentar tirar o Homem-Aranha (Tom Holland) do Universo Cinematográfico Marvel — quando, supostamente, "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" seria o último filme do teioso no mundo dos Vingadores, o estúdio vem investindo em novas histórias focadas nos demais personagens que circulam ao redor de Peter Parker. Mas será que esse projeto veio para ficar?

A investida começou com "Venom", vivido por Tom Hardy, e segue caminho agora com o Morbius de Jared Leto. O novo filme, depois de muitos adiamentos por conta da pandemia da covid-19, chegou aos cinemas com uma recepção abaixo da esperada. No agregador de críticas Rotten Tomatoes, a aventura do diretor Daniel Espinosa amarga 16% de aprovação, e o filme está apenas no início de uma aposta que já tem outros embriões a caminho.

Além destes, há outros projetos já anunciados. O filme "Kraven, o Caçador", está previsto para 2023, e há um longa sobre a personagem Madame Teia também em desenvolvimento, com Dakota Johnson e Sydney Sweeney ("Euphoria") no elenco.

Mas o que tem feito o 'Universo do Homem-Aranha' dar errado?

Tom Hardy em cena de 'Venom: Tempo de Carnificina' - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
Tom Hardy em cena de 'Venom: Tempo de Carnificina'
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

Um dos motivos que explicam por que os filmes ainda não foram o sucesso no qual a Sony provavelmente aposta é justamente a ausência do personagem principal na história. O Peter Parker vivido por Tom Holland não é um personagem que aparece em cena. Ou seja, aquele que seria o principal impulsionador de audiência simplesmente não pode aparecer.

Afinal, o Cabeça-de-Teia é certamente um personagem mais conhecido que Venom ou Morbius.

Peter, vale lembrar, não pode aparecer justamente por causa do acordo da Marvel com a Sony, que garante o personagem nas histórias do MCU.

Isso acaba criando também um contraponto: enquanto o Universo Cinematográfico Marvel aposta no riso e na leveza, "Venom" e "Morbius" caminham na direção oposta.

'Homem Aranha Através do Aranhaverso' é sequência planejada para 2022 - Reprodução - Reprodução
'Homem Aranha Através do Aranhaverso' é sequência planejada para 2022
Imagem: Reprodução

Paralelamente, a Sony Pictures tem outro tesouro em mãos, na forma animada. "Homem-Aranha no Aranhaverso" não apenas venceu o Oscar de melhor animação em 2019, como também conquistou o público e a crítica. Por isso, as expectativas para a sequência são altas.

E, se o estúdio souber aproveitar os personagens sem cansá-los, não vai precisar se preocupar em competir com Kevin Feige.