Topo

O que podemos entender (e chutar) com a cena pós-crédito de 'Venom 2'?

Venom - Divulgação
Venom Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

11/10/2021 04h00

"Venom: Tempo de Carnificina" estreou na semana passada trazendo o aguardado confronto entre dois personagens icônicos dos quadrinhos da Marvel: Venom, interpretado por Tom Hardy, e Carnificina, interpretado por Woody Harrelson.

Uma das cenas mais intrigantes da produção acontece justamente nos pós-créditos. Quem já assistiu, ficou curioso para entender o que a revelação nos últimos minutos significa.

Atenção! Pare de ler caso não queira saber spoiler de "Venom 2"

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

Após derrotarem Carnificina, Eddie e Venom estão assistindo no hotel quando Eddie pergunta, casualmente, se o parceiro está guardando algum segredo.

Venom explica que, como um simbionte, tem uma espécie de "conhecimento coletivo" da mente de seu povo, o que abrange milhares de universos e realidades. Ele ainda acrescenta que a mente de Eddie não poderia lidar com essa experiência.

O alien decide demonstrar o que quer dizer, mas antes que isso seja possível, tudo ao redor dos dois muda e, de repente, eles estão em um quarto de hotel totalmente diferente.

Na TV, os dois assistem ao jornalista J. Jonah Jameson revelar que Peter Parker é o Homem-Aranha nos momentos finais de "Homem Aranha: Longe de Casa", lançado em 2019.

Venom rosna curiosamente, dizendo "Aquele cara..." e lambe a TV com o rosto de Peter nela. Assim, é confirmado que Eddie e Peter Parker existem no mesmo universo.

O que isso significa?

A Sony dá indícios de que deve acontecer um crossover entre os personagens, mas continuamos na dúvida sobre quando e como isso pode ocorrer.

O teaser de "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" nos leva a acreditar que ainda não será no próximo filme — já que a produção já está repleta de arqui-inimigos do Peter Parker. É mais provável que essa junção ocorra em um futuro ainda desconhecido, em um quarto filme de "Homem-Aranha" ou em uma sequência de "Venom".

Além disso, há ainda o questionamento sobre como seria o encontro entre Venom e Homem-Aranha. Nos quadrinhos e em "Homem Aranha 3" (2007), Eddie se torna hospedeiro de Venom só após o personagem de Peter Parker se "livrar" do simbionte. Para além das desavenças profissionais, essa nova conexão faz com que os dois se tornem inimigos.

Também fica a seguinte questão no ar: Venom pode participar do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) ou a Sony está fortalecendo o seu universo próprio? — que, por sinal, terá projetos dos vilões Morbius e Kraven.

O novo "Venom" é um personagem bem mais amigável, então é mais fácil cogitar que ele se alie ao Homem-Aranha do que lute contra ele.