Topo

Matheus e Kauan revelam que Marília os avaliava 'tomando uma' no camarim

Matheus e Kauan lançam novo álbum, com homenagem e aprovação de Marília Mendonça - Caio Duran / Brazil News
Matheus e Kauan lançam novo álbum, com homenagem e aprovação de Marília Mendonça Imagem: Caio Duran / Brazil News

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

02/04/2022 04h00

Matheus e Kauan se viram obrigados a mudar o rumo do novo álbum depois da morte de Marília Mendonça, amiga e colega de profissão que morreu ano passado. A dupla e a Rainha da Sofrência eram muito próximas: a cantora era até mesmo madrinha de casamento de Matheus. Com a ausência da artista, sempre presente na produção do trabalho musical dos dois, eles tentaram mudar a maneira como as coisas estavam sendo feitas até então.

"A Marília era nosso termômetro. Nós a conhecíamos há muito tempo e ela sempre escutava as nossas músicas do lado B de nossos discos, não apenas os nossos sucessos", conta Kauan em entrevista a Splash. "Ela sempre deu opinião em todo o nosso trabalho."

Eles lidam com a dor da perda da melhor maneira que encontraram: tocando sempre as favoritas dela. "Ela pediu para ouvir nossas músicas com os amigos, no camarim, tomando uma - daquele jeitão dela. E eu mandei várias faixas, e ela amou", disse Matheus. A opinião é corroborada por Murilo Ruffo, o ex-namorado da cantora, que chegou a dizer aos amigos que, caso ela tivesse escutado o álbum finalizado, "teria ficado louca".

"Além disso, um cara que trabalhava com ela contou que a música que estava no teaser do disco era a que ela mais escutava nos últimos tempos, que é uma dos lados B do álbum, que não vamos trabalhar. Fiquei feliz e honrado. Me deu um gás para seguir."

Matheus e Kauan e Marília Mendonça eram muito amigos - Divulgação - Divulgação
Matheus e Kauan e Marília Mendonça eram muito amigos
Imagem: Divulgação

Matheus explica que, assim como eles eram fãs da cantora, ela também tinha muito apreço pela dupla. "Mandamos tudo antes para ela ouvir e dizer o que achava e sentiu. Isso sempre fez a diferença."

Além de amiga e consultora, Marília também cantou músicas com a dupla, como "Vou Ter Que Superar", e compôs faixas interpretadas por eles, como "Ser Humano ou Anjo", canção que foi regravada e está presente no novo álbum da dupla, "Se Melhorar Estraga", e entrou para prestar uma homenagem à ela.

"É bem difícil fazer qualquer coisa que envolva a Marília", conta Kauan. "Assisti a uma reportagem com a mãe dela, e é sempre muito difícil lidar com essa perda que tivemos na música, tá fazendo muita falta. Todos os shows cantamos músicas dela, mas não é fácil. Ela fez história, sua missão foi cumprida. Lá de cima está olhando por nós."

'Casa Revirada'

Uma surpresa do BBB 22 foi o lançamento da música "Casa Revirada", uma parceria de Matheus e Kauan com o brother Arthur Aguiar, que deixou os vocais gravados antes de entrar no reality show.

"Ele sempre foi muito nosso fã e deixava isso claro. Ele fala até mesmo dentro do 'BBB', isso é muito legal", diz Matheus. "Tìnhamos nos encontrado algumas vezes e ele é um cara que vive cada momento e não tem vergonha de dizer: 'sou seu fã'."

Várias vezes ele nos mostrou essa intensidade.

A vontade de gravar uma música juntos vem de quatro anos atrás, quando Arthur demonstrou interesse, mas os compromissos da dupla não permitiram. "Então, antes de entrar no BBB, ele mandou um áudio que foi encaminhado pelo empresário dele para mim. 'Deixei minha voz, mas vou entender se vocês não usarem'. Como estávamos mais tranquilos, gravamos."

A música estava pronta e Matheus e Kauan tinham certeza de que o brother só a escutaria quando saísse da casa, no entanto, ela tocou quando durante o programa, para a surpresa de todos. "Ele gostou muito!", comemora Kauan.

Quando ele sair, podemos gravar mais faixas, mas primeiro temos o clipe para fazer!

E sobre a possibilidade da dupla entrar no BBB? "Não está nos planos, só se quisermos dar uma pausa nos shows", brinca Kauan. "Mas quem sabe para um show?"

Se Melhorar, Estraga?

O novo álbum de Matheus e Kauan conta com um estilo diferente do que tem sido feito no meio musical, com apenas os lançamentos de single, como explica Matheus: "Estávamos com saudades de fazer algo do nosso jeito, fazer um álbum inteiro, e tivemos tempo com a pandemia."

O projeto audiovisual está disponibilizado nas plataformas digitais e também no canal dos artistas no Youtube. Com 15 faixas, "Se Melhorar Estraga" é uma celebração à carreira e ao sucesso e, em menos de sete dias do lançamento, entrou no TOP 10 Global dos álbuns mais reproduzidos no Spotify, sendo os únicos brasileiros da lista.

"Almejamos e fomos atrás de tanta coisa. Mas não podemos ser reféns de números e coisas assim: Nunca nos colocamos nesse lugar de briga. Somos muito gratos por tudo o que conquistamos. Nos vemos em um lugar de feliz com o que construímos", conclui Kauan.

Para eles, se as coisas melhorarem não vai necessariamente estregar, mas do jeito que está hoje, está muito bem.