Topo

Filme de Gentili é censurado; como funciona a classificação indicativa?

Colaboração para Splash, em São Paulo

17/03/2022 15h48

A classificação indicativa do filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", de 2017, escrito por Danilo Gentili e dirigido por Fabrício Brittar, foi alterada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que também determinou a retirada da comédia das plataformas de streaming. A mudança ocorreu após o filme se tornar alvo de críticas, sobretudo de perfis bolsonaristas nas redes sociais, por associação à prática de pedofilia.

No Brasil, o governo federal é o responsável por apontar a faixa etária indicada para produções audiovisuais como filmes, séries, jogos e atrações televisivas. Os serviços de streaming como Netflix e Globoplay têm autonomia para indicar a classificação desde que sigam critérios definidos pelo Ministério da Justiça.

No Splash Show de hoje (17), Cris Siqueira, do Coxinha Nerd e da Ingresso.com, explicou que existe um grupo de servidores da Secretaria Nacional de Justiça, pasta vinculada ao ministério, que passam o dia assistindo conteúdos que devem ser classificados como livre para todas as idades ou para acima de 10, 12, 14, 16 ou 18 anos.

Esses funcionários fazem relatórios sobre como esses conteúdos são e se algum deles deve ter uma classificação mais restritiva. Esses relatórios descrevem as cenas dos filmes, o nível de violência, de sexo explícito e do uso de entorpecentes. Todas as questões geram métricas para a classificação indicativa.

A cena de "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola" que levou a reavaliação da classificação indicativa de 14 para 18 anos por "situação sexual complexa" cinco anos após sua exibição nos cinemas é protagonizada pelos personagens Bernardo (Bruno Munhoz) e Cristiano (Fabio Porchat). Nela, o ator mirim toca o pênis de um adulto, que é o vilão da história.

O curioso é que em 2017 o filme foi classificado para a faixa etária de 14 anos e no subtítulo dizia que havia uma cena com 'menção leve a sexo'. Agora, em 2022, aparece como 'ato de pedofilia'.

Segundo o mais recente guia prático de classificação indicativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de 2021, "situação sexual complexa" é aquela em que ocorre incesto, sexo grupal, fetiches violentos, zoofilia, negrofilia e coprofilia.

'Splash Show com Zeca Camargo'

Apresentado por Zeca Camargo toda quinta e sexta, o "Splash Show" assume sua pegada mais pop, discutindo os assuntos que estão bombando nas séries, nos filmes e também na música. O programa vai ao ar às 13h no YouTube de Splash.