Topo

Luísa Sonza sobre 'Doce 22': 'Ajudou a aumentar views da Clarice Lispector'

Breno Boechat

De Splash, no Rio

15/02/2022 10h00Atualizada em 15/02/2022 17h46

Há quase sete meses, Luísa Sonza lançava "Doce 22", seu segundo álbum de estúdio, com um principal objetivo: fazer os fãs refletirem com suas canções. A ideia era bem diferente do que ela procura agora, com "Café da Manhã", feat com Ludmilla que encerra o disco. Dessa vez, é simples e pura diversão.

"Única coisa que eu entreguei mastigada para as pessoas foi no último ato. Caso contrário, não. Reflitam, precisamos ter cabeças e jovens pensantes e o entretenimento é uma forma muito boa, que você nem nota que está exercitando a mente", diz a cantora, em entrevista a Splash.

Luísa cita um exemplo para mostrar o impacto de seu trabalho nos mais jovens, parte majoritária de seu público: o aumento de buscas na internet por obras e vídeos de Clarice Lispector, com o sucesso de um dos maiores hits do álbum.

l - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luísa Sonza homenageou Clarice Lispector no clipe de 'Penhasco'
Imagem: Reprodução/Instagram

Em 'Penhasco', fiz uma referência a uma das maiores entrevistas que já vi alguém fazer. E é de uma brasileira, a Clarice Lispector. Quando vê, aumentam as views da Clarice. Jovens e crianças, que nem sabiam quem é Clarice, estão vendo uma entrevista, pensando, refletindo, e depois lendo um livro. Luísa Sonza, em entrevista a Splash

Luísa se refere ao clipe de "Penhasco", em que emula uma das mais marcantes entrevistas de Lispector, concedida ao jornalista Júlio Lerner, no programa Panorama, da TV Cultura. O registro foi feito pouco antes de a escritora falecer, em dezembro de 1977. A faixa é uma das mais ouvidas de "Doce 22" e o vídeo da cantora acumula mais de 48 milhões de views.

'Sonzers' e 'Lispectors' unidos

Nos comentários do vídeo publicado pela TV Cultura com a íntegra da entrevista de Clarice, é fácil encontrar a presença de fãs de Luísa dizendo que conheceram a escritora por causa de "Penhasco". Há também muitas mensagens de leitores da escritora dando boas-vindas aos mais jovens, e parabenizando a cantora pela referência capaz de atrair novos apreciadores.

c - Reprodução/TV Cultura - Reprodução/TV Cultura
Clarice Lispector, em entrevista à TV Cultura, em 1977
Imagem: Reprodução/TV Cultura

"Fãs da Luisa, sejam bem-vindos a esse marco do telejornalismo brasileiro. Permitam-se serem tocados por essa escritora tão incrível, corajosa e enigmática", diz um dos usuários, em recado aos "Sonzers", como é conhecido o fandom da gaúcha.

"Hoje em dia, o nosso tempo de digerir as coisas é muito superficial. A arte não está sendo tão apreciada. Então eu obriguei as pessoas a apreciarem. Eu deixei ali: 'vocês vão entender isso'. Luísa Sonza

aa - Divulgação - Divulgação
Colorida, Luísa Sonza põe fim à era 'Doce 22' com 'Café da Manhã', com Ludmilla
Imagem: Divulgação

Encerrada a era "Doce 22", Luísa agora quer seguir impactando os fãs "na vida real", com a volta dos shows. E os dela têm dado o que falar: pole dance, coreografias sensuais e outras "ousadias" são algumas das novidades apresentadas pela cantora nos palcos, após dois anos afastada por conta da pandemia. E ela promete que vem muito mais aí: "Eu vou fazer as pessoas deitarem de novo, como eu fiz com "Doce 22".

Quer ouvir os sucessos de Luísa Sonza? Assine o Amazon Music Unlimited e tenha acesso a mais de 75 milhões de músicas sem anúncios. Experimente agora com três meses grátis (oferta por tempo limitado) e depois por R$ 16,90 por mês.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.