PUBLICIDADE
Topo

Elza era referência para gerações e inspirava jovens, diz Zeca Camargo

Colaboração para o UOL

20/01/2022 19h11

O apresentador Zeca Camargo repercutiu, durante participação ao UOL News, a morte de Elza Soares. Ele afirmou que a cantora e compositora era uma referência para gerações e inspirava muitos jovens.

"É uma perda terrível para a música. Fica um trabalho que é incomparável na música popular brasileira, ninguém teve essa importância como a Elza. Perdemos um modelo incrível, uma mulher que era uma referência para gerações e gerações, e que inspirava justamente jovens, que viam na Elza uma referência de vida e que podiam se inspirar", avaliou Zeca.

O apresentou lembrou também que Elza não teve uma educação formal, pois deixou escola com 13 anos para se casar, mas falava de maneira intuitiva sobre empoderamento, racismo e liberdade para ser o que quisesse ser.

"Ela foi encontrando uma voz em todos os momentos da carreira dela, sobretudo nos anos 60, onde o mundo inteiro se agitou com os movimentos civis que eram conquistados. Elza falava o que acreditava. Ela já falava de maneira intuitiva, antes dessas coisas serem elaboradas. Já falava em empoderamento, racismo, oportunidades, pela liberdade para cantar e ser o que quisesse", disse.

Elza Soares morreu hoje, aos 91 anos, de causas naturais. A informação foi anunciada por meio do perfil oficial do Instagram da cantora. "A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo", diz o texto assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e a equipe da cantora.

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15h45 em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim", diz a postagem.

Sobrinha de Elza, Vanessa Soares informou a Splash que ainda não há informações sobre velório e enterro.