Topo

Sindicato aponta surto de covid-19 na Globo e cobra medidas de segurança

TV Globo enfrenta surto de covid-19, diz sindicato - Reprodução/Globoplay
TV Globo enfrenta surto de covid-19, diz sindicato Imagem: Reprodução/Globoplay

De Splash, em São Paulo

07/01/2022 20h38Atualizada em 08/01/2022 18h08

O Sindicato dos Jornalistas do estado de São Paulo se manifestou após apontar um surto de covid-19 na TV Globo. A associação cobrou medidas de segurança da emissora após citar a chegada da variante ômicron e a alta dos casos de influenza H3N2.

Foram relatados dezenas de casos de covid-19 na empresa nos últimos dias. O Sindicato reivindica a que a emissora teste de maneira imediata todas as pessoas que tiveram contato com profissionais infectados nos últimos dias, além de garantir o home office para aqueles jornalistas com sintomas e que ainda não realizaram a testagem.
Diz o texto publicado no site oficial do sindicato.

A associação explica que entrou em contato com as redações enviando um comunicado. Também foi pedido que os jornalistas que testarem positivo para o vírus tenham o "necessário repouso, com a licença laboral".

O sindicato ainda revelou contato com a RecordTV e a EBC pelo mesmo motivo. "No final de 2021, a RedeTV! enfrentou uma situação parecida", apontou.

"Solicitamos à TV Globo que adote o home office para a maior parte dos profissionais que não necessitem exercer seu trabalho presencialmente, além do imediato isolamento daqueles que apresentem sintomas relacionados a doenças respiratórias", concluiu o sindicato.

Segundo publicação do Notícias da TV na última quarta-feira (5), a TV Globo tem quase 40 jornalistas afastados por conta da covid-19 e entrou novamente em estado de alerta.

A TV Globo se manifestou por meio de nota enviada a Splash.

"Como todos estão acompanhando, o Brasil está passando por uma nova onda de contaminação de covid por conta da variante ômicron. O que se passa na Globo não é diferente do que vivem todas as empresas nesse momento. Desde o início da pandemia, a Globo vem atuando de maneira criteriosa, com protocolos que garantiram a segurança dos funcionários e evitaram transmissões no exercício das funções e no ambiente da empresa. Todos os funcionários com sintomas são afastados imediatamente e, se diagnosticados com covid após testagem providenciada pela empresa, permanecem em isolamento, recebendo atendimento e acompanhamento regulares da Globo. São também testados e afastados aqueles que tiveram contato próximo (definido por parâmetros científicos estabelecidos por autoridades sanitárias), dentro ou fora da empresa, com pessoas que testaram positivo."

Christiane Pelajo, apresentadora da GloboNews, revelou estar com o vírus. Ela compartilhou um desabafo nas redes sociais após ser diagnosticada pela segunda em vez em apenas quatro meses.