Topo

Advogados da armeira de 'Rust' sugerem a possibilidade de 'sabotagem'

Hannah Gutierrez-Reed era encarregada do armamento do filme "Rust" - Reprodução/Instagram
Hannah Gutierrez-Reed era encarregada do armamento do filme "Rust" Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

03/11/2021 12h17

Os advogados de Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas no filme 'Rust', Jason Bowles e Robert Gorence, compareceram na manhã de hoje no programa "Today" para revelar sua teoria de há a possibilidade de ter havido uma "sabotagem" no acidente que culminou na morte de Halyna Hutchins, diretora de fotografia do filme.

Com isso, eles sugerem que talvez alguém tenha colocado intencionalmente uma bala real na caixa de munição fictícia. Segundo eles, a pessoa que poderia ter feito isso teria acesso e oportunidade para fazê-lo entre 11h e 13h, quando a munição foi deixada sem vigilância do lado de fora do cofre.

Além disso, os advogados também relatam que Hannah nem estava na igreja durante o incidente porque não era uma sessão de filmagem, nem um ensaio, mas uma oportunidade de descobrir os ângulos da câmera.

No entanto, eles admitem que a câmara da arma foi de fato inspecionada por sua cliente. Disseram que Reed deu seis cartuchos - pensando que eram todos de festim - e não percebeu que uma bala real estava no meio. Depois disso, ela entregou a arma ao diretor assistente David Halls, que foi para a igreja com Alec Baldwin e o resto da equipe.

Bowles e Gorence reforçam que a tragédia não foi culpa de Gutierrez-Reed. "Todo o conjunto de produção tornou-se inseguro devido a vários fatores, incluindo a falta de reuniões de segurança. Isso não foi culpa de Hannah", disseram.

Hannah insiste que a segurança é sua prioridade no trabalho. Além disso, ela aponta que ela foi escolhida para dois cargos em "Rust", o que, segundo ela, atrapalhou sua concentração em seus deveres de armeiro. Seus advogados também citam que ela se desdobrou para cumprir suas funções, mas foi anulada pela produção.

O acidente

A diretora de fotografia, Halyna Hutchins, morreu no dia 21 de outubro, vítima de um disparo acidental feito por Alec Baldwin que, em tese, deveria ter usado uma arma cenográfica, mas, segundo os investigadores do caso, a munição que estava dentro da pistola era real. A diretora chegou a ser socorrida de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu e morreu em decorrência dos ferimentos. Até o momento, ninguém foi indiciado.

Além de Halyna, o ator também feriu o diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, que logo após o acidente teve alta do hospital.