PUBLICIDADE
Topo

Quem é a modelo antivacina que ganhou apoio de Gisele Bündchen?

Doutzen Kroes postou nas redes sociais que recusou a vacina contra a covid-19
Doutzen Kroes postou nas redes sociais que recusou a vacina contra a covid-19
AFP

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

21/09/2021 04h00

A modelo Doutzen Kroes causou polêmica ao defender no Instagram o seu direito a não se vacinar contra a covid-19. Apesar das diversas críticas diante de sua postura, Doutzen recebeu o apoio de colegas como as brasileiras Laís Ribeiro e Gisele Bündchen.

Não serei obrigada a tomar a vacina. Não serei obrigada a provar minha saúde para participar da sociedade. Não aceitarei a exclusão de pessoas com base em seu estado de saúde. A liberdade de expressão é um direito pelo qual vale a pena lutar.

Doutzen Kroes

Continua depois da publicidade

Não posso acreditar no ódio dirigido a ela porque ela expressou seus sentimentos. Me entristece ver todo o julgamento e a falta de empatia no coração de tantas pessoas. O ódio não é a resposta. A única maneira de criar um mundo melhor é por meio da compaixão e da aceitação.

Gisele Bündchen

i6i5i878 - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Gisele Bündchen pede menos ódio após Doutzen Kroes defender a não vacinação
Imagem: Reprodução / Instagram

Longa carreira

Doutzen Kroes nasceu na Holanda e começou sua carreira como modelo em Nova York, em 2003. Apenas cinco anos depois, em 2008, ela se tornou oficialmente uma "angel" da Victoria's Secret, marca de lingerie famosa pelos seus desfiles anuais.

Poderosa

Na última década, Doutzen sempre estava listada entre as modelos mais bem pagas do mundo. Em 2014, ela foi a segunda modelo que mais faturou pela lista da Forbes, acumulando US$ 8 milhões (R$ 42 milhões) em um ano.

Em 2013, Doutzen também fez história ao ser a primeira modelo a estampar quatro capas mundiais da edição de setembro da Vogue, a edição mais importante e badalada do ano.

Continua depois da publicidade
65y5 - Getty Images - Getty Images
A top Doutzen Kroes desfila para a Victoria's Secret ao som da cantora Taylor Swift
Imagem: Getty Images

Língua frísia

Nascida na região da Frísia, norte da Holanda, Doutzen é uma das vozes mais ativas e a embaixadora da campanha para incentivar a preservação do frisão, língua de origem anglo-saxã falada na Holanda e também em partes da Alemanha.

Família

Desde 2010, Doutzen é casada com o DJ holandês Sunnery James, com quem tem dois filhos: Phyllon Joy, de 10 anos, e Myllena Mae, de 7. Em entrevista à Vogue em 2014, a modelo contou que espera que sua filha não siga seus passos na indústria da moda.

Apesar de amar meu trabalho, não estou mudando o mundo. Eu adoraria que ela estudasse e tivesse outras aspirações. Precisamos ensinar meninas a serem presidentes. Não é sobre beleza o tempo todo.

Doutzen Kroes

Continua depois da publicidade

Filantropia

Apesar de suas opiniões controversas sobre a vacinação, Doutzen é embaixadora de uma ONG holandesa que busca educar adolescentes e jovens sobre como se prevenir e lidar com o vírus HIV e a Aids. Ela também é envolvida com causas voltadas ao meio ambiente.

Além de Doutzen, Nicki Minaj e a atriz Letitia Wright também espalharam mensagens duvidosas sobre as vacinas nas redes, mesmo que sua eficácia já tenha sido cientificamente comprovada. Outras celebridades como Dolly Parton, por exemplo, doaram milhões para financiar a produção de mais vacinas.