Topo

'Nos Tempos do Imperador': Diversidade na equipe poderia evitar erros

Dom Pedro II (Selton Mello) e Thereza (Leticia Sabatella) na novela Nos tempos do imperador
Dom Pedro II (Selton Mello) e Thereza (Leticia Sabatella) na novela Nos tempos do imperador
Divulgação/Fabio Rocha

Colaboração para Splash, em São Paulo

03/09/2021 04h00

As polêmicas envolvendo questões raciais na novela da Globo "Nos Tempos do Imperador" estão entre os assuntos do podcast Splash Vê TV #91, com Aline Ramos, Chico Barney, Débora Miranda, Cristina Padiglione e participação da colunista Marcelle Carvalho.

Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay
Continua depois da publicidade

Em um dos capítulos mais criticados, uma mulher branca e um homem negro se beijam em público sem intervenção alguma, no Brasil de 1856, e cogitam morarem juntos, mas temem que ela sofra preconceito racial por ser branca. A autora, Thereza Falcão, pediu desculpas e disse que foi um erro grave.

A gente sabe que não tem tantas pessoas negras nas equipes da Globo como um todo. Isso começa com a equipe dos bastidores.
Aline Ramos

"Thereza disse que as cenas foram escritas sem assessoria, e isso já espanta. Se tivesse pessoas auxiliando nessa escrita, uma cena dessas não aconteceria", opina Marcelle.

As TVs se acostumaram a escrever novela sobre escravidão sem ter uma equipe diversa.
Cristina Padiglione

"Em 2018 não estávamos habituados a entender que essa história teria de ser contada pela outra parte, não pelos brancos. De lá para cá houve uma ampliação na contestação desse tipo de absurdo. Hoje contamos a história para um telespectador que se comporta de maneira diferente", diz Padi.

Continua depois da publicidade

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Splash Vê TV, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, a transmissão com vídeo ao vivo é às terças-feiras, às 13h.