Topo

Negra Li lembra alisamento de cabelo e crítica de atriz que 'militou'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 11h30Atualizada em 30/06/2021 11h37

Mais um episódio de "Sai da Caixa" no ar. Nesta semana, Tiago Abravanel recebeu Negra Li para soltar a voz, e muitas risadas na sua casa. Toda quarta-feira, às 11h, Abravanel recebe convidados especiais para cantar músicas fora de seus repertórios tradicionais e para colocar a conversa em dia, no Canal UOL.

Com Negra Li não foi diferente, a cantora soltou a voz cantando de Elis Regina a Só Pra Contrariar, passando ainda por clássico da rainha dos baixinhos. Thiaguinho, Naiara Azevedo e Di Ferrero também já passaram pela sala do apresentador.

ne - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Tiago Abravanel recebe Negra Li no 'Sai da Caixa'
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

No Instagram, a cantora e atriz é acompanhada por mais de 1 milhão de seguidores. Por lá, eles veem seu trabalho, suas participações em programas, cliques de tirar o fôlego e curtem uma pitada de música boa.

Liliane de Carvalho - para quem não sabe, este é o nome de batismo de Negra Li, também usa o espaço e sua audiência, para se posicionar contra o governo e apoiar diversas bandeiras. Mas não é tudo o que acontece na sua vida que é postado por lá. Para Tiago Abravanel, ela mostrou fotos exclusivas e que passaram longe da rede social.

Neg - Sai da Caixa/Splash UOL - Sai da Caixa/Splash UOL
Negra Li mostra, com exclusividade para Tiago Abravanel, foto com o sobrinho
Imagem: Sai da Caixa/Splash UOL

Começando por um clique lá de 2005, na formatura do sobrinho: "Provavelmente ele estava indo para o colegial. Ela está no álbum da família, é uma coisa bem intimista e polêmica", revelou Negra Li contando um dos motivos da foto não ser divulgada.

Para começar a contar a possível polêmica que o clique causaria, ela relembrou que foi uma das primeiras mulheres a aparecer de black power e as pessoas a tinham como referência, até que por um 'acidente' no salão, ela precisou alisar os fios.

Eu fazia relaxamento só para soltar os cachos. Em uma manutenção, meu cabeleireiro não estava, uma outra fez e errou a mão. Ficou aquilo nem liso, nem enrolado. Um outro [cabeleireiro] falou: 'Ou você alisa tudo, ou você corta'. Negra Li

Chuva de elogios

"Foi a época que eu mais recebi elogios na rua", recordou. A cantora afirmou que curtiu a fase de cabelos lisos, mas que a manutenção dava muito trabalho, fora as diversas críticas que recebeu, inclusive de uma famosa.

As pessoas achavam assim: 'alisou o cabelo, negou as raízes' e não é isso. Às vezes você alisa o cabelo porque você quer mudar. Negra Li

neg - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Negra Li se apresenta no programa 'Sai da Caixa', com Tiago Abravanel
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Alisamento + cirurgia

Bem nesse período, Negra Li precisou fazer uma cirurgia de desvio de septo e aproveitou para corrigir um detalhe na ponta do nariz: "O que me incomodava era a ponta. Em 'Antônia' - série gravada por ela e exibida na TV Globo em 2006-, eu via o meu perfil na câmera, que não conseguia ver no espelho. Isso não quer dizer que é porque é negro ou branco, a ponta vai cair pela pessoa", lembrou.

Ela contou para Tiago que durante o procedimento, aproveitou e arrumou o que a incomodava. Com o acidente no cabelo e a correção no nariz, as críticas vieram e de pessoas que ela nem imaginava.

Eu recebi o e-mail de uma atriz, famosa, negra e eu nunca respondi. Eu pensei 'vou dar uma oportunidade para ela se arrepender'. Negra Li

Negra Li pontuou que ela, e outras mulheres negras, sempre sofreram preconceitos, já foram apontadas de forma indevida e que esse tipo de julgamento partir de uma pessoa que passa pela mesma situação, a deixou revoltada.

Ela quis ser militante, ela quis falar (...) Cada uma faz o que quiser. Cada um sabe as delícias e as dificuldades de ser você. Tem que ter mais julgamentos, mais críticas, tem que saber o que acontece, melhor não falar. Negra Li

ne - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Negra Li se apresenta no programa 'Sai da Caixa', com Tiago Abravanel
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

"Que coisa mais linda"

"Que coisa mais linda", assim Tiago Abravanel reagiu ao ver a foto da cantora com os dois filhos Sofia e Noah, do casamento com o músico Junior Dread. Este foi outro clique que ficou bem longe das redes.

"O intuito da fotografia era fazer só nosso corpo e tal. Eu não postei pela polêmica, de corpo nu. Tiveram outras, dessa sessão, que estavam mais escondidinhos, nossos corpos. Essa ficou muito evidente e eu preferi evitar". Negra Li

ne - Rachel Guedes - Rachel Guedes
Negra Li mostra foto exclusiva com filhos para Tiago Abravanel
Imagem: Rachel Guedes

"Sai da Caixa" toda quarta-feira, às 11h:

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.