Topo

1º de abril: 7 grandes mentiras que Hollywood te contou

A explosão da estrela da morte em "Star Wars": pegadinha de 1º de abril! - Reprodução
A explosão da estrela da morte em 'Star Wars': pegadinha de 1º de abril! Imagem: Reprodução

Caio Coletti

De Splash, em São Paulo

01/04/2021 04h00Atualizada em 01/04/2021 10h55

Se tem uma coisa que Hollywood sabe fazer, é mentir — afinal, essa é meio que a profissão deles, né? Por isso, neste 1º de abril, o dia da mentira, Splash resolveu reunir algumas das maiores lorotas que a terra do entretenimento norte-americano já contou para você.

Nossa lista tem mentiras de "Friends", "Star Wars", "Supernatural" e outras franquias famosas, além de falcatruas do Oscar e de um dos maiores astros da história de Hollywood: Tom Cruise. Ficou curioso? Confere aí embaixo!

1. No espaço, explosões fazem "boom!" e soltam fogo

Todos os filmes e séries de ação ambientados no espaço são culpados dessa mentirinha, mas o caso de "Star Wars" é emblemático. Na realidade, o vácuo do espaço tornaria impossível o tipo de explosão que vemos em produções hollywoodianas — não haveria fogo ou uma nuvem de fumaça se expandindo em formato esférico, como vemos aqui na Terra, e com certeza não haveria som.

Ao invés disso, cientistas dizem que veríamos um rápido flash, e destroços se expandindo em velocidade alucinante para todos os lados. Quem chegou mais perto de acertar foi justamente "Star Wars: Os Últimos Jedi", naquela cena inesquecível da manobra final da Almirante Holdo (Laura Dern).

2. Tom Cruise é mais alto que Cameron Diaz e Nicole Kidman

Cameron Diaz e Tom Cruise em cena de 'Encontro Explosivo' (2010) - Reprodução - Reprodução
Cameron Diaz e Tom Cruise em cena de 'Encontro Explosivo' (2010)
Imagem: Reprodução

Tá vendo a cena aí em cima? Bom, Tom Cruise provavelmente subiu em um banquinho (ou sapatos plataforma) para filmá-la. Na realidade, o astro de ação tem 1,70 m de altura, enquanto sua colega de "Encontro Explosivo", Cameron Diaz, tem 1,74 m.

A diferença é ainda mais gritante entre Cruise e outros de seus pares românticos: Kelly McGillis (de "Top Gun"), por exemplo, tem 1,78 m; e Nicole Kidman (ex-mulher do ator, parceira de cena em "Dias de Trovão", "Um Sonho Distante" e "De Olhos Bem Fechados") tem 1,80 m.

3. Aquiles era heterossexual - e Pátroclo era seu "brother"

Pátroclo (Garrett Hedlund) e Aquiles (Brad Pitt) em 'Troia' (2004) - Reprodução - Reprodução
Pátroclo (Garrett Hedlund) e Aquiles (Brad Pitt) em 'Troia' (2004)
Imagem: Reprodução

O filme "Troia" (2004) tomou muitas "liberdades criativas" com o poema original de Homero, mas talvez a maior delas seja a transformação de Pátroclo (Garrett Hedlund) em primo de Aquiles (Brad Pitt). Não só esse parentesco inexiste na "Ilíada", como a interpretação mais aceita hoje em dia é que os dois eram na verdade amantes.

O texto original não tem referências explícitas à natureza sexual da relação, mas o amor entre eles é claramente mais intenso do que uma amizade. Aquiles chega a dizer, quando Pátroclo morre: "Meu querido camarada está morto. O homem que eu amava acima de qualquer outro, amava como amo a própria vida". Depois, o fantasma do guerreiro aparece para pedir a Aquiles que enterre seus ossos junto aos dele, para que eles "descansem juntos" para sempre.

Gregos que recontaram a "Ilíada" alguns séculos depois, como Platão e Ésquilo, tornaram esse amor explicitamente físico. A versão de Shakespeare, mais alguns séculos depois, também. Aparentemente, só Hollywood é incapaz de aceitar essa épica história de amor gay no meio de uma aventura bélica.

4. Dava tranquilo para o pessoal de "Friends" pagar aqueles aluguéis

Cena da série 'Friends' - reprodução/Friends/Warner - reprodução/Friends/Warner
Cena da série 'Friends': sem problemas financeiros?
Imagem: reprodução/Friends/Warner

Os apartamentos dos protagonistas de "Friends" se tornaram, com o tempo, tão emblemáticos para os fãs da série quanto os próprios personagens — mas será que esse pessoal conseguia mesmo pagar aluguel? O site CheatSheet estima que um apartamento de dois quartos em West Village, bairro de alto padrão de Nova York onde moravam Rachel, Monica (em um lado do corredor), Chandler e Joey (no outro), custaria US$ 2,5 mil por mês nos anos 1990.

Rachel começa a série como garçonete de um café, depois entrando no ramo da moda e escalando de cargos dentro da indústria; já Monica também passa alguns anos como garçonete antes de se estabelecer como chef de cozinha. Enquanto isso, Chandler trabalha como processador de dados, e mais tarde entra na indústria da publicidade; e Joey é ator, mas passa a maior parte da série desempregado.

Os roteiristas até tentam justificar essa situação, dizendo que Monica herdou ou sublocou o apartamento da avó. Como a matriarca morava por lá há décadas, o aluguel é controlado pela prefeitura, impedindo aumentos — mas e Chandler e Joey?

5. Os irmãos Winchester protegem os EUA de demônios

'Supernatural': uma história essencialmente americana - Divulgação - Divulgação
'Supernatural': uma história essencialmente americana -- ou quase isso
Imagem: Divulgação

Poucas histórias são mais essencialmente norte-americanas do que "Supernatural". Durante 15 temporadas e 327 episódios, os irmãos Sam e Dean Winchester dirigiram pelos EUA em seu Impala (um carro inconfundivelmente americano) e protegeram várias cidades, grandes e pequenas, de monstros e outras ameaças sobrenaturais — mas sabia que eles não estavam nos EUA coisa nenhuma?

Somente o piloto da série, lá em 2005, foi filmado em Los Angeles. Todos os capítulos seguintes foram gravados em Vancouver, no Canadá, e em várias locações por perto. Algumas dessas locações, inclusive, se repetiram durante "Supernatural", como o Riverview Hospital, um antigo sanatório em Coquitlam, no Canadá, que já serviu de "dublê" para um asilo e uma prisão em capítulos da série.

"Supernatural" não é única em sua escolha de locações, no entanto. Muitas séries da televisão norte-americana são filmadas no Canadá, simplesmente porque é mais barato viver e trabalhar por lá — das produções do Arrowverse, como "The Flash" e "Supergirl", até "Once Upon a Time", "The Magicians" e clássicos como "Arquivo X", todas elas chamaram o "vizinho de cima" dos EUA de casa.

6. Se ganhou o Oscar, foi porque mereceu

O diretor Peter Farrelly recebe o Oscar de melhor filme por "Green Book - O Guia" - Kevin Winter/Getty Images - Kevin Winter/Getty Images
O diretor Peter Farrelly recebe o Oscar de melhor filme por 'Green Book - O Guia'
Imagem: Kevin Winter/Getty Images

Não é tão simples assim. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega o Oscar todos os anos, é formada por milhares de trabalhadores de todas as áreas da indústria do entretenimento, incluindo profissionais como agentes de atores, executivos de estúdio e outros, que com certeza favorecem seus clientes e produções ao votar para a estatueta.

Mas, mesmo que isso não acontecesse, há muito tempo o Oscar deixou de ser uma competição simples de excelência artística. Devido ao prestígio do prêmio, estúdios e produtores gastam literalmente milhões de dólares em campanhas midiáticas para promover os seus filmes especificamente para membros da Academia, realizando exibições especiais, eventos em que os potenciais indicados mostram toda a sua simpatia, comprando anúncios em publicações da indústria e outdoors em locais estratégicos, arranjando entrevistas e capas de revista, e por aí vai.

O ex-produtor Harvey Weinstein, hoje preso por estupro e assédio sexual, foi quem levou essas táticas a outro nível, conduzindo filmes como "O Paciente Inglês", "Shakespeare Apaixonado" e "A Vida é Bela" a grandes (e inicialmente improváveis) vitórias no Oscar nos anos 1990.

7. Porta trancada? Só abrir no chute!

05.11.2020 - Policial treina para arrombar porta 'no chute' em Ratisbona, na Alemanha - DPA/Picture Alliance via Getty Images - DPA/Picture Alliance via Getty Images
05.11.2020 - Policial treina para arrombar porta 'no chute' em Ratisbona, na Alemanha
Imagem: DPA/Picture Alliance via Getty Images

Se você, uma pessoa comum, tentar arrombar uma porta no chute, ou mesmo com trancos de ombro, como muitos personagens fazem em filmes e séries de ação, provavelmente vai se machucar. Especialmente no Brasil, onde as portas são normalmente feitas de madeira sólida, ao invés de madeira oca ou outros materiais, e as trancas são de ferro.

Um policial, bombeiro ou outro profissional treinado talvez saiba melhor onde e como realizar a pressão para conseguir abrir uma porta trancada. Mesmo assim, a maioria dos arrombamentos realizados por oficiais da lei acontecem com a ajuda de um aríete ou de outros materiais similares, como marretas, machados e pés-de-cabra — bem menos "cool" do que mostrar um policial chutando a porta, né?

Depois dessas mentiras todas, ficamos como assistindo filmes de Hollywood?