Topo

Arma achada ao lado do corpo de amigo de Leonardo era ilegal, diz polícia

Leonardo e Passim em foto compartilhada pelo cantor no Instagram - Reprodução/Instagram
Leonardo e Passim em foto compartilhada pelo cantor no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

11/03/2021 18h14

A arma achada ao lado do corpo de Newton Rodrigues da Silva Passini, o "Passim", não estava legalizada, aponta a investigação da Polícia Civil de Goiás. Assessor do cantor Leonardo, a vítima foi encontrada morta com dois tiros em 4 de março, na Fazenda Talismã, em Jussara, a 226 quilômetros de Goiânia.

O inquérito que investiga a morte também aponta que Passim não tinha porte ou posse para armas de fogo. As informações foram obtidas com exclusividade pelo UOL.

A principal linha de investigação continua apontando para uma morte por dois tiros acidentais "em razão de disparos de arma de fogo ocorridos durante manuseio de uma arma, somado à ausência de socorro médico". Um projétil atingiu o punho esquerdo do assessor enquanto o outro, a perna esquerda próximo ao joelho.

Ainda não há prazo para a conclusão do inquérito. A Polícia Civil já ouviu formalmente as três pessoas que estavam na fazenda e aguarda o recebimento dos laudos periciais definitivos da Politec (Polícia Técnico Científica). Os documentos devem apontar a dinâmica da morte. A investigação busca saber o motivo de Passim estar armado naquele momento.

A Polícia Civil não descartou eventuais indiciamentos em razão da ilegalidade da arma. As informações sobre possíveis crimes sobre a origem do armamento deverão ser divulgadas somente após a conclusão do inquérito.

Os disparos foram efetuados por uma Glock, calibre .380. Em sites especializados de vendas de armas, é possível encontra-la em valores que variam entre R$ 8 mil a R$ 9 mil. A pistola é semiautomática e pesa 640 gramas. Todos os sites consultados que oferecem a arma exigem a autorização de porte ou posse.

Morte em fazenda

Um dia depois de Passim ser encontrado, o delegado Kléber Toledo, do GIH (Grupo de Investigação de Homicídios), confirmou que as hipóteses de suicídio foram afastadas após perícia preliminar dos investigadores da Polícia Civil e Politec e oitiva informal das testemunhas que estavam na fazenda.

Passim teria morrido por volta das 2h de 4 de fevereiro, sendo encontrado morto somente às 12h30 do mesmo dia. Estavam na fazenda no momento a vítima e mais três pessoas — que dormiam em cômodos distantes uns dos outros.

Cantores lamentaram morte

O cantor Leonardo se pronunciou sobre a morte de Passim, o seu assessor e amigo de longa data.

"Perdi meu primo-irmão, amigo, companheiro e parceiro de todas as horas, minha segunda voz da vida! O cara mais adorado e amado que conheço, estamos sem chão, uma dor que pensava nunca mais sentir na vida", escreveu nas redes sociais.

O cantor arrematou a postagem com um apelo para a fé: "Deus, meu Pai, nos ajude a aceitar seu propósito e abençoe nossa família e amigos, a esposa Vânia e os filhos Hugo e Igor, que ele tanto amava, os irmãos... Ajude todos que não estão conseguindo acreditar nessa terrível tragédia".

Quem também se manifestou sobre o acontecimento foi Gusttavo Lima, que era amigo de Passim. Por meio dos Stories de seu Instagram oficial, o sertanejo publicou uma foto ao lado da vítima.

O assessor fazia parte da empresa Talismã Music, que representava, além de Leonardo, outros nomes da música sertaneja: Zé Felipe, filho do cantor e Poliana Rocha, é um deles, e compartilhou um vídeo ao lado do amigo nas redes sociais, lamentando a perda.

Nas imagens, Zé Felipe aparece brincando com Passim e pede para que ele "não morra nunca". "Não dá pra acreditar", escreveu na legenda.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A versão anterior indicava que Passim morreu em 4 fevereiro, porém foi em março. A informação foi corrigida.