Topo

Como amiga ajudou Xuxa a romper barreira e ganhou a confiança da Rainha

Xuxa com a amiga Vanessa Alves, a Vavá
Xuxa com a amiga Vanessa Alves, a Vavá
Reprodução/Instagram

De Splash em São Paulo

12/11/2020 04h00

Xuxa propaga o amor com "Maya - Bebê Arco-íris", um livro de temática LGBTQIA+ que serve de lição contra o preconceito. A inspiração vem de uma história real, de duas amigas que são um casal.

O que nem todo o mundo sabe é que uma delas, Vanessa Alves, acompanha a rainha de perto há muitos anos.

Vanessa fez parte de algumas das melhores fases da Rainha dos Baixinhos —inclusive do "Xou da Xuxa" (Globo, 1986-1992). E ela não ficou somente atrás das câmeras!

A foto abaixo mostra Vanessa irreconhecível como a palhaça de peruca amarela no "Xuxa Park":

Continua depois da publicidade

Era ela também a rata rosa do programa "Xuxa no Mundo da Imaginação"!

Vanessa, ou Vavá, como é chamada, possui uma história de cumplicidade com Xuxa. A Rainha acompanhou o caso de amor entre ela e Fabi, que acabou inspirando o novo livro, e é dinda de Maya, filha do casal.

"Ajudei na escolha do nome, levei para a maternidade, vi a Maya nascer", conta a apresentadora.

Vanessa foi uma das pessoas que mais acreditaram no projeto "XSPB - Xuxa Só para Baixinhos" e foi fundamental para que ele se tornasse sucesso.

E ela estava ao lado de Xuxa no Faustão, quando veio o reconhecimento:

Continua depois da publicidade

Ali, sem ninguém perceber, respiramos aliviadas e ficamos com a sensação de dever cumprido. A vida provou que não havia nada melhor do que acreditar e ir em frente.

Vanessa Alves, compositora e amiga de Xuxa

"Tudo pode ser, se quiser será

O sonho sempre vem pra quem sonhar

Tudo pode ser, só basta acreditar

Tudo o que tiver que ser será"

(Letra de "Lua de Cristal")

E Vanessa acreditou, mesmo quando lhe diziam que era impossível alcançar seus sonhos. Ela é compositora e foi a responsável pela versão em português da música "Cinco Patinhos", um dos grandes sucessos de "XSPB".

Como foi essa história?

Quando nós duas criamos o 'XSPB', ninguém acreditava nele. Teve compositor renomado dizendo que cinco patinhos era uma bosta, teve diretor dizendo que não ia dar certo e teve gravadora dizendo que não bancaria. Essa mulher acreditou, bancou e peitou. Ela apostou em mim.

Continua depois da publicidade

A melhor resposta a quem não acreditou em "XSPB" veio do público, que lotou o estádio do Maracanã 20 anos atrás para assistir ao espetáculo.

O projeto não só marcou a carreira de Xuxa, mas abriu portas para novos conteúdos infantis.

Bastou apenas ela cantar 'Cinco' que o Maracanã inteiro continuou sozinho, em uma só voz: '... foram passear, além das montanhas...'. O resto vocês já sabem.

Assista ao clipe de "Cinco Patinhos"

Deu para entender de onde vem essa história de amizade? E ela vai além dos palcos, das gravações e das turnês. As duas já passaram muitos momentos juntas, inclusive em viagens inesquecíveis.

Uma tarde em Nova York...

Continua depois da publicidade

Na alegria e na dor

Um dos momentos mais difíceis vividos por Xuxa, sem dúvida, foi a morte da mãe, Alda Meneghel. E Vanessa estava lá para dar o seu apoio à apresentadora.

Vavá certamente marcou um X em seu coração, e sua história se confunde com a de Xuxa.