Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saramago, 100 anos: formas de ver a realidade com outros olhos

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

04/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pelo modo como torna compreensível uma realidade fugidia por meio de parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia. Por essa razão que a Academia Sueca entregou o Nobel de Literatura 1998 a José Saramago.

Único escritor de língua portuguesa a vencer o prêmio, o nascimento de Saramago completa agora 100 anos. Ele veio ao mundo em 16 de novembro de 1922 e morreu há pouco mais de dez anos, em junho de 2010.

São muitos os livros do português que, tenho certeza, vocês já leram ou pelo menos ouviram falar. "Memorial do Convento", "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "A Jangada de Pedra", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", "Ensaio Sobre a Cegueira" e "As Intermitências da Morte" são alguns dos mais famosos e festejados.

Dono de uma prosa que desafia os leitores e pode intimidar quem não topa fazer um mínimo de esforço na hora da leitura, Saramago é um desses autores que nos encantam quando pegamos as manhas para curtir os seus livros.

Por conta do centenário do português que convidei Pedro Fernandes para o papo que vocês ouvirão a seguir. O Pedro é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em Estudos da Linguagem e pesquisador colaborador na Cátedra Internacional José Saramago, sediada na Universidade de Vigo.

Autor de "Retratos Para a Construção do Feminino na Prosa de José Saramago" e de "Peças Para um Ensaio", outro trabalho sobre a obra do português, Pedro também dirige a Revista de Estudos Saramaguianos e coordena a Coleção Estudos Saramaguianos, publicada pela editora Moinhos.

Sim, as belezas e os caminhos para mergulhar na prosa de José Saramago estão na nossa conversa.

O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no Youtube.

Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.