PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

Como foi feito o livro com 1.200 fotos que Silvio Santos ganhou de presente

Chacrinha e Silvio durante a gravação de um especial do "Programa Silvio Santos" - Reprodução
Chacrinha e Silvio durante a gravação de um especial do "Programa Silvio Santos" Imagem: Reprodução
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

12/01/2021 11h01

No dia do aniversário de 90 anos, em 12 de dezembro passado, Silvio Santos ganhou de presente da mulher e das seis filhas um livro. Não um livro qualquer, mas um volume de 472 páginas que descreve em mais de mil fotos a sua trajetória de 90 anos.

"Silvio Santos 90 - Uma vida em imagens" foi publicado pela editora Matrix, mas não está à venda. O livro teve uma tiragem de apenas mil exemplares, distribuída pela família.

Silvio capa do livro - Reprodução - Reprodução
Capa do livro que a mulher Iris e as seis filhas deram de presente a Silvio Santos no aniversário de 90 anos
Imagem: Reprodução

"Este livro foi o presente que demos para o nosso pai pelos seus 90 anos. Fizemos mil cópias para presentear e agradecer algumas pessoas que são especiais. Que você receba nosso carinho por ter feito parte desta história", diz um cartão, assinado por Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, que acompanha a obra.

"Silvio Santos 90 - Uma vida em imagens" tem enorme valor para quem se interessa pela história de Silvio Santos. A fotobiografia traz inúmeras imagens inéditas ou raríssimas de Silvio, tanto em ambientes familiares quanto profissionais. O material foi colhido pelas filhas junto a tias, primos, à secretária de Silvio, Zilda, que guardava uma caixa com preciosidades, e pela assessoria de comunicação do SBT, que também cuida do acervo da emissora.

Há no livro o crachá de Silvio da rádio Continental, onde atuou como locutor comercial, emitido em outubro de 1951. Tem uma foto do apresentador com o ator mexicano Cantinflas em 1965. Há dezenas de imagens de Silvio com Chacrinha, inclusive uma em que se apresenta no auditório do Velho Guerreiro na TV Excelsior.

Detalhe do livro - Reprodução - Reprodução
Detalhe do livro "Silvio Santos 90 - Uma vida em imagens"
Imagem: Reprodução

O livro faz justiça a Luciano Callegari, braço direito de Silvio por décadas, que aparece em inúmeras imagens. Além de fotos com todos os artistas que você pode imaginar, não faltam os registros com os políticos, de Figueiredo a Lula, passando por Itamar Franco e FHC, entre outros.

Paulo Tadeu, dono da editora Matrix, contou ao UOL que teve que parar a produção de todos os livros que estavam em andamento quando recebeu, em outubro de 2020, a encomenda de fazer "Silvio Santos 90 - Uma vida em imagens".

"Primeiro, fiquei honrado. Depois, fiquei preocupado. Era muito pouco tempo. Parei a editora para só fazer isso", diz o editor. Tadeu conta que recebeu, inicialmente, cerca de 3 mil imagens. "Por baixo, precisaria de seis meses para todo o trabalho. Fizemos em menos de dois".

Silvio Santos, gravado pelas filhas recebendo o livro, ficou muito emocionado. "Aparentemente, ele gostou", diz Tadeu.

O editor diz que "eventualmente pode ser um livro comercial, mas ainda há um longo caminho pela frente". O acordo com as filhas de Silvio foi apenas para uma edição fora de mercado. "Não dá para prometer nada", diz Tadeu.

Se um dia chegar às livrarias, "Silvio Santos 90 - Uma vida em imagens" vai custar entre R$ 300 e R$ 400, estima Tadeu. "Com certeza tem mercado para um livro como esse", diz o editor. "Pelo caráter histórico desta fotobiografia", completa.