Topo

Histórico

Fefito

Globo confirma que deixará de exibir a Fórmula 1; Disney tem interesse

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Colunista do UOL

04/09/2020 11h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Corridas deixarão de ser exibidas ao vivo a partir do ano que vem
  • Queda de audiência, valor dos direitos de transmissão e falta de brasileiro no páreo são fatores para emissora abrir mão
  • Dona de ESPN e Fox Sports, Disney tem interesse em exibir a disputa automobilística

Uma era de transmissões esportivas está prestes a chegar ao fim no Brasil. Depois de acompanhar corridas históricas envolvendo nomes como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Felipe Massa, o espectador não terá mais a Fórmula 1 no ano que vem na televisão.

Procurada pela coluna, a Globo confirma que abrirá mão dos direitos de transmissão do campeonato de automobilismo no ano que vem. Diz a emissora em comunicado: "Como parte da revisão de seu portfólio de direitos, um dos maiores entre emissoras de TV do mundo, a Globo optou por não renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2021. Mesmo sem a transmissão das corridas, a Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas diversas plataformas".

Há pelo menos três razões para a emissora deixar de transmitir as corridas. O primeiro deles é que a audiência já não responde tão bem quanto antes. Sem brasileiros na disputa, há menor interesse. E, por fim, os direitos de exibição são muito caros e a organização da Fórmula 1 não se dispõe a baixar o valor.

Há, no entanto, interesse do grupo Disney, dono da ESPN e Fox Sports, em transmitir a corrida no ano que vem. O empecilho segue o mesmo: a dificuldade de negociar valores acessíveis.