Topo

Comidinhas e lojas para fugir do óbvio em Roma

Katie Parla

New York Times Syndicate

25/05/2013 08h00

Depois de se cansarem da enorme e lotada basílica de São Pedro e dos museus do Vaticano, na Itália, muitos visitantes tomam o táxi mais próximo e se mandam. Mas a poucas quadras ao norte das muralhas vaticanas, numa área englobando os bairros de Prati e Trionfale, quarteirões austeros de fins do século 19 e começo do 20 e avenidas arborizadas parecem estar a quilômetros de distância dos camelôs e armadilhas para turistas. A região também abriga os mais recentes estabelecimentos culinários da cidade, misturados a lojas e cafeterias históricas. Existe a promessa de novos destinos para comer e beber serem abertos neste ano.

Musicarte La Bottega
Via Fabio Massimo 32/34
Tel: 39-06-32-41-741
musicarte.com
Instrumentos de corda são criados e consertados à mão nesta loja de música histórica, uma das últimas do gênero em Roma. Violinos sinuosos, violas e bandolins estão pendurados e apoiados pela oficina em vários estados de acabamento.

Panificio Bonci
Via Trionfale 36
Tel: 39-06-39-734-457
O mais novo acréscimo do bairro vem de Gabriele Bonci, padeiro famoso e aclamada personalidade da televisão. Em seu Panificio, o "Michelangelo da pizza", põe os holofotes sobre pão com fermento natural e produtos tradicionais de confeitaria, que são vendidos por quilo a preços agradavelmente acessíveis.

Romeo
Via Silla 26/A
Tel: 39-06-32-110-120
romeo.roma.it
Este restaurante recém-aberto é um casamento entre a família Roscioli, dona de lojas de comida luxuosas, e os proprietários do Glass (local estrelado no guia Michelin). Balcões de delicatéssen e de padaria na frente abrem caminho para uma sala de jantar na qual carnes curadas, queijos frescos, sanduíches com inspiração norte-americana e pratos criativos com macarrão são servidos sob iluminação ultramoderna.

F&F
Piazza dell'Unita 42
Tel: 39-06-32-10-763
fef-roma.it
Esta antiga butique localizada atrás do mercado de comida Prati conta com roupas estilosas e acessórios para homens e mulheres. Procure peças de pequenas marcas italianas, como Mauro Grifoni, Carola d'Alesio e Kassiopea.

Il Gelato Bistro
Circonvallazione Trionfale 11/13
Tel: 39-06-39-725-949
Esta sorveteria e cafeteria, inaugurada em junho, oferece delícias geladas naturais numa ampla variedade de sabores, desde o chocolate clássico e o rico pistache até a pimenta vermelha doce e até mesmo ostra. Existe também uma happy hour regular, quando esses sabores peculiares são servidos com pequenas porções, vinho e coquetéis.