Topo

Charme e beleza voltam às ruas de Colombo, no Sri Lanka, após a guerra

Cynthia Rosenfeld

New York Times Syndicate

03/03/2012 07h01

O cheiro há muito desapareceu de Cinnamon Gardens (jardins de canela) em Colombo, capital do Sri Lanka, a poucas quadras do oceano Índico. Durante a longa guerra civil do país sul-asiático, até mesmo o bairro residencial mais elegante de Colombo sofreu. Belas mansões coloniais se deterioraram ao longo das antes grandes avenidas. As lojas abandonadas também estiveram entre os danos econômicos colaterais aqui. Desde que obteve a vitória sobre os Tigres do Tamil em 2009, o presidente Mahinda Rajapaksa tem aplicado seu braço ainda forte no embelezamento das ruas de Colombo, começando pelas deste distrito. Estilistas de moda e artistas cingaleses seguiram o exemplo, muitos retornando do exterior, enquanto hotéis-butique, como Tintagel com dez quartos, e restaurantes e cafés chiques, como o Coco Veranda, deram nova vida a casas velhas.


Stringhopper and Conscience
32 Ward Place, 1/F
(94-11) 788-5511
musthaveconscience.com

Ajai Virr Singh, o proprietário, checa cada ponto da “cadeia de suprimento de felicidade” que sua grife produz, moda masculina sem culpa e com toques de humor astuto; a partir de 3.500 rupias cingalesas, ou US$ 31, com o dólar cotado a 111 rupias.

Kemara
12 Barnes Place
(94-11) 269-6498
kemaralife.com

Neste calmo day spa zen, de propriedade de Kishani Gunawardena, essências puras de gerânio, cajepute, citronela e capim-limão tornam o spray repelente de mosquito desta loja a melhor opção para aqueles com destino à floresta, no interior da ilha, ou às praias do sul. Preços a partir de 375 rupias.

Euphorium
3-14/C1, Kynsey Road
(94-11) 523-0523
euphoriumtea.blogspot.com

Midori Peiris, que também trabalha para a Amanresorts, mantém a mesma atenção aos detalhes da rede de hotéis em sua butique de chá aberta há um ano. Peiris cria blends a partir das mais de 80 variedades de chá da ilha.

Saskia Fernando Gallery
61 Dharmapala Mawatha
(94-11) 742-9010
saskiafernandogallery.com

Os artistas cingaleses Prageeth Manohansa e Dumith Kulasekara, que exibem neste ponto elegante de propriedade de Fernando, estão atualmente chamando a atenção tanto de turistas curiosos quanto de donos de galerias em Londres. Os preços, a partir de 20 mil rupias, também estão igualmente em alta. (Tradução: George El Khouri Andolfato)