Topo

Com obras em todo país, Brennand concentra sua produção em complexo cultural em Recife

Templo Central é um dos espaços externos da Oficina Brennand - Débora Costa e Silva/UOL
Templo Central é um dos espaços externos da Oficina Brennand Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

DÉBORA COSTA E SILVA

Enviada especial à Recife, PE *

29/10/2010 20h30

Não há como ir a Recife e ficar imune à obra do artista plástico Francisco Brennand. Mesmo que você vá a cidade para um bate-volta por conta de uma reunião de trabalho ou tenha desembarcado ali para ir a Porto de Galinhas, Maragogi ou outra cidade próxima, é possível já no Aeroporto Internacional de Guararapes contemplar um mural e três estátuas do escultor.

 

Digamos que a decoração do aeroporto passou batido. No Marco Zero da cidade, onde qualquer city tour passará, há uma escultura gigante de Brennand, que integra o Parque das Esculturas.

 

Para uma verdadeira imersão em seu trabalho, porem, o mais recomendável é visitar a Oficina Brennand, um espaço inteiramente dedicado a obra do artista em Recife. Em 1971, o ceramista iniciou o ambicioso projeto de reconstrução da antiga Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917.

 

O artista vem de uma família que marcou a história de Pernambuco por possuir uma das maiores fortunas da região, graças às suas usinas de açúcar e a produção de materiais diversos, como cerâmica, cimento, porcelana, vidro e aço.

 

  • Débora Costa e Silva/UOL

    Estátua que representa a figura feminina está exposta em um dos jardins da Oficina Brennand, em Recife

 

Ao longo dos anos, o que era ruína se transformou em um complexo cultural que abriga mais de duas mil esculturas, pinturas e desenhos em uma área de 15 mil metros quadrados distribuídos em jardins, salas e galpões.

 

A Oficina conta com um salão de esculturas e painéis em exposição permanente, um anfiteatro com piso em forma de mandala e a Accademia, uma galeria com cerca de 300 desenhos e pinturas do artista. Entre os espaços fechados, há também um auditório destinado a palestras e projeções, um estádio para eventos e uma “loja-café”, onde souvernirs e peças são vendidos.

 

As esculturas de Brennand também estão expostas ao ar livre. Logo na entrada, há quatro figuras de saltimbancos intituladas “Os Comediantes”. Há o Templo Central, que abriga a obra “Ovo Primordial”, definida pelo artista como um “emblema da imortalidade”, e a Praça Burle Marx, um jardim projetado pelo paisagista de mesmo nome.

 

Natureza e sexo são dois temas recorrentes em suas obras, caracterizados por figuras fálicas e por aves. Fascinado por mitologia, o artista incorporou o símbolo do orixá Oxóssi (um arco e uma flecha) em sua oficina, destacando-o em muitas esculturas, representando-o em paredes, no chão e até no formato das cercas dos jardins.

 

Suas obras estão espalhadas não apenas na capital pernambucana, mas em outras cidades do Brasil, como São Paulo (na Pinacoteca do Estado de São Paulo), Rio de Janeiro (Casa-França Brasil) e Curitiba (Museu Oscar Niemeyer) e foram vistas em exposições temporárias fora do país. Em 1993, Brennand recebeu o Premio Interamericano de Cultura "Gabriela Mistral" pelo conjunto de sua obra.

 

  • Débora Costa e Silva/UOL

    Réplica da obra 'O Pensador', de Rodin, está exposta no Instituto Ricardo Brennand, em Recife

Instituto Ricardo Brennand

 

Uma sugestão de passeio complementar é visitar o Instituto Ricardo Brennand, no mesmo bairro em que está a Oficina. Primo de Francisco Brennand, o empresário e colecionador construiu um complexo de edificações em estilo medieval, formado por um castelo, uma biblioteca e a Pinacoteca.

 

Ricardo mantém um acervo com mais de 20 mil publicações com ênfase no período de colonização holandesa em Pernambuco. A Pinacoteca, além de receber exposições temporárias, abriga a maior coleção particular de Frans Post do Brasil, além de pinturas de viajantes que chegaram ao Brasil após a abertura dos portos.

 

No entanto, é o castelo o lugar mais inusitado do passeio, pois abriga sua coleção de armaria, formada por canivetes, estiletes, adagas, lanças e espadas de diversos períodos, abrangendo seis séculos de história. Há outras peças no local, com destaque para o conjunto cavalo-cavaleiro-com-armadura do século 16.

 

Nos jardins do Instituto, estão expostas diversas esculturas, entre elas uma réplica da obra “O Pensador”, de Auguste Rodin.

 

SERVIÇO

 

Oficina Brennand

Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea

Telefone: (81) 3271-2466

Funcionamento: Seg. a sex., das 8h às 17h. Entrada paga.

Mais informações: www.brennand.com.br

 

Instituto Ricardo Brennand

Endereço: Al. Antônio Brennand, s/n, Várzea

Telefone: (81) 2121-0352

Funcionamento: Ter. a dom., das 13h às 17h. Entrada paga.

Mais informações: www.institutoricardobrennand.org.br

 

* A jornalista viajou à convite da Fundação CTI Nordeste e a Secretaria de Turismo de Pernambuco