Topo

Ralo invisível nem sempre é boa solução para banheiros; entenda por quê

Esse tipo discreto de ralo pode ser bom visualmente, mas nem sempre se encaixa com projetos - yunava1/Getty Images/iStockphoto
Esse tipo discreto de ralo pode ser bom visualmente, mas nem sempre se encaixa com projetos Imagem: yunava1/Getty Images/iStockphoto

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

17/01/2023 04h00

A vida moderna e suas tentativas de esconder sujeira: cada vez mais os projetos de arquitetura ocultam lixeiras da nossa vista, fazem o vaso sanitário se camuflar e... ocultam ralos no boxe do banheiro. Muito bonito para quem vê, mas na vida real, dá certo?

Há dois tipos mais usados: os quadrados (em 15 x 15 cm ou 20 x 20 cm) e os lineares, que podem seguir de 70 cm à metragem que for necessária, segundo o arquiteto Bruno Moraes. "O ralo invisível traz a opção de instalar o mesmo revestimento que foi aplicado à volta, por isso fica mais discreto", aponta.

Para todos os banheiros?

Mas é indicado para todo banheiro? Nem sempre.

"É uma solução excelente para trabalhar com revestimentos de grande formato", aponta Isabella Nalon. Ela detalha o porquê: "Um dos maiores desafios quando trabalhamos com peças grandes é o caimento da água ser bem direcionado para o ralo. Quando trabalhamos com ralo comum 10 x 10 ou 15 x 15, temos que cortar a peça no formato diamante, o que significa cortar a peça em 3 ou 4 partes com caimento para o ralo. Já com ralo linear podemos trabalhar com a peça inteira, sem recortes."

No projeto de Cristiane Schiavoni, o ralo quadrado fica abaixo do chuveiro - Raul Fonseca - Raul Fonseca
No projeto de Cristiane Schiavoni, o ralo quadrado fica abaixo do chuveiro
Imagem: Raul Fonseca

Para todos os bolsos?

"Eu recomendo o ralo comum em casos que o cliente necessite investir um valor menor na obra", explica Isabella. Isso porque é preciso ter um preparo para que tudo dê certo e a água escorra sem entupir o boxe.

"A grande diferença entre um ralo oculto e o convencional é a estrutura do encanamento, para tornar o produto eficiente ou não. A vazão de água do ralo oculto é boa, mas precisa-se preocupar com a grossura do cano e com as conexões entre eles", conta a arquiteta Cristiane Schiavoni.

2 - O ralo linear foi a escolha do arquiteto Bruno Moraes  para este banheiro - Foto - Luis Gomes - Luis Gomes
O ralo linear foi a escolha do arquiteto Bruno Moraes para este banheiro
Imagem: Luis Gomes

E a limpeza, como fica?

"O sistema também precisa ter um cesto para reter cabelos e facilitar a limpeza. Se tiver boa vazão e o cesto, o funcionamento é perfeito e não haverá problemas. Para retirar a tampa, é necessário ter um material apropriado com ventosa, mas mesmo assim, esse procedimento é mais simples do que o ralo convencional", explica Cristiane.

"Nos de grelha, é necessário enfiar a mão dentro da parte interna para retirar resíduos, o que não é uma experiência agradável. Mas só vejo vantagens no ralo oculto", ela acrescenta.

3 - Isabela Nalon escolheu ralo linear do outro lado do chuveiro no boxe - foto Julia Herman - Julia Herman - Julia Herman
Isabela Nalon escolheu ralo linear do outro lado do chuveiro no boxe
Imagem: Julia Herman

Vantagens

Fica mais bonito. "O acabamento fica bem discreto. O sistema tradicional, que é com uma grelha metálica ou de plástico, chama muito atenção no piso. Já a opção do ralo invisível, quase passa despercebida, por ter o mesmo acabamento do revestimento de piso na sua tampa", aponta Bruno Moraes.

Limpeza facilitada. "Dependendo do modelo que comprar, tanto o modelo quadrado como o linear, vêm com um compartimento que retém a sujeira. Você pode bater esta "peça de retenção" no lixinho, limpa na água corrente e coloca de volta no ralinho, segundo Bruno.

O ralo linear paralelo no boxe foi a decisão de Cris Schiavoni para este boxe  - Rafael Renzo - Rafael Renzo
O ralo linear paralelo no boxe foi a decisão de Cris Schiavoni para este boxe
Imagem: Rafael Renzo

Desvantagens

Menos vazão no escoamento de água. "Como a tampa do ralo invisível, é o próprio revestimento, seja no ralo quadrado ou retangular, ela acaba diminuindo a vazão na hora de escoar a água. No tradicional, os furos permitem que a água passe mais livremente. No ralo invisível há menos frestas para escoamento da água. É preciso ficar atento ao quanto este ralo vai aguentar de água por minuto. Pode ser necessário ter dois ralos invisíveis, por exemplo".

Dificuldade de manutenção, caso haja entupimento na tubulação. "Muitos instalam o ralo linear próximo da parede, bem no canto e não no meio do boxe. Cria-se uma interligação entre este ralo e o antigo, que continua lá, instalado abaixo do piso, mas inacessível. Caso tenha algum entupimento na tubulação, para se ter acesso a ele, temos 2 alternativas: ou quebra o piso do boxe, ou incomoda o vizinho de baixo para ter acesso ao ralo antigo", aponta Bruno Moraes.